A Iveco Bus vem pautando seus últimos lançamentos em soluções para o transporte de passageiros que atendam a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146). Foi assim com o Daily Elevittá, o GranClass e o SoulClass. Dando um passo a frente no quesito inclusão e acessibilidade, a marca apresenta o veículo conceito Daily Life, que permite ao motorista embarcar e desembarcar sentado no seu assento, isto é, abre um mercado de trabalho até então inatingível para pessoas com deficiência física ou limitação de movimentos.

O veículo utiliza a base da linha Daily Minibus e incorpora um dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido pela empresa Elevittá, que projeta a poltrona do motorista do lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente à direção. Soma-se a esse projeto os desenvolvimentos da empresa Kivi Brasil, filial da empresa italiana Kivi Srl, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina, observa que o passageiro com mobilidade reduzida conquistou o direito de utilizar o mesmo transporte que as outras pessoas, o que se aplica também ao motorista que possui alguma limitação de locomoção, e busca uma oportunidade de trabalho. “Nosso time se antecipou à demanda do mercado e coloca à disposição mais um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade.”

O complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) é a casa do Daily Life, que conta com 18 lugares incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida, além do motorista que também pode ser cadeirante. Lá os modelos são desenvolvidos e testados no Campo de Provas para assegurar que o cliente terá em mãos vans, micro-ônibus e chassis de ônibus prontos para qualquer demanda do transporte de passageiros.

“Esse é um veículo que realmente qualquer um pode dirigir. Um conjunto confiável, que proporciona rentabilidade ao operador, e componentes que promovem inclusão de passageiros e motoristas, essa é a receita para nos posicionarmos entre os principais players do setor no país”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de Marketing da Iveco Bus.

Em 2017 a Iveco Bus se destacou ao alcançar a vice-liderança no mercado brasileiro por dois meses consecutivos, além de lançar produtos pioneiros, como o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do Brasil.

A rede de concessionárias da Iveco proporciona a credibilidade no pós-venda para o operador, com equipes treinadas pela fábrica e planos de manutenção específicos para diferentes necessidades.

“Nossa participação está cada vez mais consolidada no segmento do transporte de passageiros. Investimentos e uma equipe qualificada têm nos dado bons frutos”, finaliza Spinetti.

Linha Daily Minibus

O Daily Minibus se destaca pela durabilidade. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja superior, quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração traseira proporciona o aumento da vida útil dos pneus. O veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo, ideais para o transporte municipal e intermunicipal. Os modelos também estão disponíveis nas versões Elevittá, com acessibilidade para até três cadeirantes ou passageiros com mobilidade reduzida, sem alterar a capacidade total de passageiros.

Potente e econômico, o motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Life. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.

A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.

Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag frontal, trio elétrico e teto alto.

O bagageiro traseiro, disponível na versão do Daily Minibus Turismo, proporciona grande capacidade de bagagem, tornando o veículo flexível para operações de fretamento durante a semana e turismo aos finais de semana. Além disso, o modelo possui amplo espaço que permite o transporte de bengalas, muletas, andadores dobráveis e até três cadeiras de rodas.

Fonte: PlanetCarsZ

Fonte: Portal Inclusão – Brasil