Centro de biotecnologia
e Terapia Celular do HSR – CBTC abriu recentemente uma seleção de voluntários TETRAPLÉGICOS com LESÃO MEDULAR completa

Desde o meu acidente em 2010 venho acompanhando as pesquisas com células-tronco estaminais que o Hospital São Rafael vem desenvolvendo, pouco é divulgado, mas sempre entro em contato pra participar e compartilhar aos nossos leitores nossas dúvidas e anseios sobre o procedimento, assim como os resultados.

  • NÃO SERÃO ACEITOS LESÕES MEDULARES POR ARMAS DE FOGO, PARAPLÉGICOS, NÍVEIS LOMBAR E TORÁCICA ( SOMENTE TETRAPLÉGICOS COMPLETOS)

ESPERANÇA?

É claro que a ilusão de cura instantânea não tenho, isso é algo muito a longo prazo, pras próximas gerações, o que buscamos é qualidade de vida, melhora das funções intestinais, urinárias, sexuais (que vai muito bem obrigado), e como todo tetra melhora do controle das mãos e tronco, independência e liberdade mesmo na cadeira de rodas.

Estou a 1 ano e 5 meses morando só, mas ainda preciso de ajuda no banho, para me vestir, no preparo da comida etc., pra uma estrutura assim 3 senhoras me auxiliam durante a semana, 2 técnicas de enfermagem pro auxílio no banho e 1 diarista, além desses custos, vem remédios, materiais, cateteres, dores, espasmos, enfim não é fácil, então sim, encararia uma oportunidade de estudos com células-tronco.

SOBRE O ESTUDO E ABERTURA DE SELEÇÃO

Bom, o estudo abriu inicialmente para 14 voluntários paraplégicos (níveis torácicos ou lombares ASIA – A COMPLETA), uma avaliação de segurança, viabilidade e eficácia de 2 transplantes/aplicações de células-tronco estaminais mesenquimais, sendo uma cirurgia aberta e uma aplicação simples no local, induzindo a regeneração da medula espinhal.

MÉTODO

As células estaminais mesenquimais foram injetadas diretamente na lesão após laminectomia (CIRURGIA ABERTA) e durotomia .

 

RESULTADOS

O transplante celular foi um procedimento geral seguro e bem tolerado. Todos os indivíduos apresentaram melhorias variáveis ​​na sensibilidade tátil e oito sujeitos desenvolveram ganhos funcionais motores dos membros inferiores, principalmente nos flexores do quadril. Sete indivíduos apresentaram notas de escala de insuficiência da Associação de Lesões Espinhais (AIS) americanas e melhoradas para B ou C – lesão incompleta. Nove indivíduos apresentaram melhorias na função urológica. Um sujeito apresentou mudanças na SSEP 3 e 6 meses após o transplante de células estaminais mesenquimais. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre as melhorias na função neurológica e o tamanho e nível de lesão.

Você pode conferir aqui: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25406723

CONCLUSÃO

O transplante intralesional de células-tronco mesenquimais autólogas em indivíduos com lesão crônica e completa da medula espinhal é seguro, viável e pode promover melhorias neurológicas.

Contudo devemos frisar que por falta de verba (provavelmente) o estudo para por aí, não há um acompanhamento ou sequer controle e contato com os voluntários nesses anos seguintes que avaliem o grau de evoluçao.

LEIA TAMBÉM:

CBTC CONCLUI ESTUDO QUE SIMPLIFICA O MÉTODO DE TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO EM PACIENTES COM LESÕES RAQUIMEDULARES

HOMEM PARALISADO VOLTA A ANDAR APÓS TRANSPLANTE DE CÉLULAS DO NARIZ

IMPRESSORA 3D COM BIOTINTA DE CÉLULAS-TRONCO FABRICA IMPLANTE PARA COLUNA VERTEBRAL

CÉLULAS-TRONCO FUNCIONAM PARA LESÃO CEREBRAL TRAUMÁTICA (LCT)?

TETRAPLÉGICO RECUPERA CONTROLE DO CORPO APÓS RECEBER CÉLULAS-TRONCO

NOVO ESTUDO E SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

Nesse novo estudo o HOSPITAL SÃO RAFAEL está selecionando voluntários tetraplégicos, pelo que as queridas enfermeiras DANIELA E MILENA nos informaram tem cerca de 600 pessoas cadastradas para a seleção, serão 10 vagas para TETRAPLÉGICOS TOTAIS (LESÃO MEDULAR COMPLETA), duas vagas já foram preenchidas e tem cirurgia já marcada para início de dezembro.

QUER SE PARTICIPAR DA SELEÇÃO?

Serão realizadas avaliações da sua lesão medular (TETRAPLEGIA – COMPLETA) através dos seus exames realizados anteriormente (Você pode fazer gratuitamente na REDE SARAH):

Resultado de imagem para Ressonância da região cervical

  • Rx PA e perfil da região cervical (exame recente)
  • Rx perfil cervical em flexão e extensão (exame recente)
  • Ressonância da região cervical
  • Tomografia

Caso tenha esses exames em mãos, encaminhe ao endereço abaixo.

Hospital São Rafael

Centro de Biotecnologia e Terapia Celular – CBTC

A/C Daniela Paixão ou Milena Bezerra.

Endereço: Avenida São Rafael, 2152. Bairro São Marcus.

Salvador – Ba.

cep: 41253-190

Ou ao email: cbtc@hsr.com.br

Os médicos pesquisadores irão analisar e entrar em contato com você em até 10 dias após a chegada dos exames ao centro.

DÚVIDAS NO TELEFONE

CBTC
Centro de Biotecnologia e Terapia Celular
(71) 3281-6489 / 6961

http://www.hsr.com.br/

SOBRE MINHA IDA AO SÃO RAFAEL E PARTICIPAÇÃO NA SELEÇÃO

Resultado de imagem para hospital são rafael salvador ba

Bom, participei da seleção agora no fim de novembro, enviei os exames e fui selecionado mesmo com meu nível de lesão ter evoluído para o quadro de TETRAPARESIA por ter mais controle de tronco, mais sensibilidade e força nos membros superiores, passei para a segunda fase que é a entrevista inicial, contudo não fui selecionado devido à lesão estar abaixo do protocolo que eles pretendem avaliar nas demais etapas.

Sinceramente achei falho e desnecessário essa parte pois fui até o Hospital e apenas fui avaliado (de forma muito simples) por um ortopedista que ao meu ver não conhecia a realidade (minha impressão) da lesão medular, pois nem sequer analisou meus exames e apenas avaliou a sensibilidade e dependia do aval dele para prosseguir, avaliação essa que poderia ter sido feita pelos próprios exames, sem a necessidade dos custos de viagem  gastei com exames, táxis etc.

Mas deixo claro que essa é minha opnião para aqueles que principalmente não moram na Bahia e pretendem participar, mas ratifico que vale a pena se cadastrar e deixo aqui meus sinceros agradecimentos às enfermeiras que me atenderam, DANIELA E MILENA, muito obrigado.

Ao meu ver é um estudo simples mas que promete avanços importantes futuros. Acredito que a robótica está avançando mais rápido com neuromoduladores e exosqueletos. Algumas aplicações com células tronco já são feitas com resultados significativos a exemplo da nossa querida Laís Souza que fez progressos em aplicações em Miami conforme já postamos aqui no blog:

LAÍS SOUZA VOLTA AO BRASIL E MOSTRA EVOLUÇÃO APÓS EXAMES EM MIAMI

Devemos ter cautela e não depositar todas as esperanças nas células-tronco, ainda são estudos de segurança na maioria das vezes onde são testadas a viabilidade e eficácia da aplicação como é o caso deste. Vejo muitas campanhas e vakinhas para aplicações de células-tronco em laboratórios nada confiáveis, vejo muita gente falar da Tailândia, mas não sou a favor e desconheço os resultados, se alguém já fez, ou tem alguém próximo deixe abaixo nos comentários, vamos ter cautela e cuidado pessoal.

E VOCÊ, O QUE ESPERA DAS CÉLULAS-TRONCO? QUEREMOS SUA OPINIÃO

HISTÓRIA DAS CÉLULAS TRONCO EM QUADRINHOS

 

Links úteis Para Pacientes

http://www.rntc.org.br/ceacutelulas-tronco.html

http://www.isscr.org/home/publications/patient-handbook

http://www.eurostemcell.org/hopebeyondhype

http://www.closerlookatstemcells.org/