Exposição do Nirvana oferece audiodescrição para deficientes visuais e cegosCriado para proporcionar acessibilidade e levar cultura a um maior número de pessoas, o aplicativo Audioguia – Rock Exhibition é uma audiodescrição da exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses, que utiliza técnica linguística especializada, traduzindo imagens em palavras e fazendo com que as pessoas cegas ou com alguma deficiência visual possam, por meio de uma narrativa objetiva, ampliar o entendimento sobre as obras culturais.

A primeira parte do aplicativo traz instruções sobre o uso para um melhor aproveitamento pelo usuário. Em seguida, os áudios são listados em sequência para que as pessoas possam percorrer toda a exposição, desde a entrada principal, até a saída do local, com explicação total das peças exibidas e o contexto em que elas se apresentam. A ferramenta contém, ainda, informações de como chegar e contato para caso de dúvidas.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por meio do Google Play ou da App Store, para aparelhos Android e iOS.

Detalhes da exposição:

A mostra está dividida em seis setores:

1 – Introdução

Apresentação dos integrantes da banda: Kurt Cobain, como, cantor e guitarrista, Krist Novoselic, o baixista e o intenso baterista Dave Grohl.

2- Construindo a Infraestrutura:

Dedicado a explicar as transformações musicais durante o final da década de 1970 e detalhar a nova cena underground. Nesse setor encontram-se algumas peças interessantes, como um grande gráfico que explica esse novo movimento musical e também uma parede de discos das bandas underground da época. O visitante é convidado a ouvir, conhecer ou relembrar algumas das músicas mais tocadas.

3 – O Noroeste Underground:

Explica a origem do Nirvana, que tem sua primeira formação em 1986. O Noroeste Pacífico dos EUA, uma região interiorana, estava destinado a ser o núcleo da origem do movimento grunge e também o berço de uma das mais conhecidas bandas do mundo. Há ainda mais uma parede de discos nessa ala da exposição composta por uma playlist bem peculiar de bandas underground desconhecidas.

4 – Grande Vitrine e bandejas:

A grande vitrine se encontra no centro da exposição, abrangendo todos os setores. Nela o visitante vai encontrar roupas, fotografias, objetos pessoais e documentos.

5 – Legado:

Dedicado a explicar aos visitantes que mesmo após a morte do Kurt Cobain o Nirvana deixa um legado extenso e que continua a ressoar dentro da cena musical contemporânea. Artefatos como uma fotografia de um garoto vestindo uma camiseta com a foto de Kurt Cobain em um grande festival de rock anos após sua morte é uma imagem que comprova essa realidade.

6 – Unplugged:

Ao sair do setor Legado, o visitante encontra em uma sala onde um único grande televisor transmite pequenos documentários e entrevistas sobre toda esta explosão do Nirvana. Ao final, o show “Unplugged” passa para relembrarmos de uma época rica em musicalidade e rebeldia.

Serviço

SP – Lounge Bienal

Pavilhão Ciccillo Matarazzo

Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Ibirapuera – zona Sul – São Paulo – SP.

De 12 de setembro até 12 de dezembro

Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 19h// sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.

Ingressos:

R$25,00 de terça a quinta-feira

R$35,00 de sexta a domingo

Classificação: 16 anos

Assista ao vídeo em libras no site da Revista abaixo:

Fonte: Revista D+ » » Exposição do Nirvana oferece audiodescrição para deficientes visuais e cegos