Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem deficiência visual participaram de uma nova opção de turismo com audiodescrição. A iniciativa partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e faz parte da Semana Municipal de Turismo.O projeto contou com o apoio de alunos do curso de Turismo, Museologia e Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Pelotas oferece opções de turismo com audiodescrição

Leandro Pereira é deficiente visual e museólogo, e já organizou outros eventos direcionados para pessoas com deficiência. Para ele, oferecer opções de turismo com audiodescrição enriquece todo o tipo de ação turística. “Para organizar esse evento, primeiro foi estabelecido um roteiro que fosse representativo para a história de Pelotas, e em cima disso, criamos o roteiro da audiodescrição. Foram várias áreas trabalhando juntas para que a gente pudesse oferecer o recurso de tradução das imagens em palavras”, disse.

Turismo com audiodescrição: percurso

O percurso que começou no Mercado Central visitou ainda o Museu da Baronesa, a Praia do Laranjal e o Centro Histórico. Entre os participantes do passeio estava a Neuza Gomes, que já tinha ido a outros eventos de turismo com audiodescrição. “Essa visita guiada foi bem diferente de outras que participei. Consegui observar melhor os detalhes e perceber coisas que eu não tinha percebido antes”, contou.

Turismo com audiodescrição: outras ações

Desde o início do ano a SDET já vem trabalhando com acessibilidade. Além do Tour com audiodescrição, já foram feitas outras ações, como o primeiro guia turístico em braille e um roteiro de empreendimentos com acessibilidade. Segundo a gestora de planejamento turístico da Secretaria, Liliane Caldas, tudo faz parte do Plano Municipal de Turismo. “Esse Tour é uma oportunidade muito legal para pessoas que precisam de um atendimento turístico especializado. A ideia é, a partir de agora, reproduzir esse passeio com maior frequência”, comentou.

\Para mais informações sobre turismo com audiodescrição na cidade de Pelotas acesse o www.pelotasturismo.com.br. Lá podem ser encontrados os guias turísticos em braille, o roteiro de empreendimentos com acessibilidade, além de poder baixar o Pelotas Tem, aplicativo para tablets, smartphones e desktops com todo o conteúdo turístico do município.

Fonte: Prefeitura de Pelotas