Preservar o espaço familiar é crucial para os doentes

Esta foca-robô desenvolvida no Japão interage com o doente, para a sua estimulação cognitiva

  |  FILIPE AMORIM/GLOBAL IMAGENS)

Fundação Champalimaud acolhe durante esta semana uma cimeira internacional sobre demências. Em foco estão os aspectos de saúde, sociais e científicos da doença

Uma abordagem personalizada em relação às pessoas que sofrem de demência é uma das pedras-de-toque de uma estratégia nesta área. Além de o diagnóstico dever ser o mais precoce possível, para permitir o estabelecimento de um plano de cuidados no qual a própria pessoa possa estar ainda envolvida, esses cuidados devem passar também pela adaptação da própria casa do doente, de forma a retardar o mais possível a necessidade de uma solução institucional.

Estas são algumas das ideias-chave deixadas ontem pelos intervenientes na Alzheimer”s Global Summit Lisbon 2017, que está a decorrer esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa, entidade que também coorganizou a conferência, com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha.

Promover a qualidade de vida das pessoas com demência, para além dos cuidados de saúde e do acompanhamento personalizado, passa nomeadamente pela manutenção do seu ambiente familiar em casa. Na sua intervenção, ontem, num dos painéis da manhã, a sueca Wilhelmina Hoffman, médica geriatra e coordenadora da instituição Silviahemmet e do projeto SilviaBo, ambos apoiados pela rainha Sílvia, da Suécia, enunciou, justamente, algumas das adaptações que podem ser facilmente feitas numa casa em que o morador, ou um dos moradores, teve um diagnóstico de Alzheimer. Desde a aplicação de vidros nas portas dos armários, para tornar visíveis os utensílios e objetos que contêm, à colocação de luzes em todos os interruptores, utilização de cores diferentes nas pegas e maçanetas de portas ou a colocação em locais visíveis de fotografias das pessoas da família e dos amigos com os respetivos nomes, são muitas as possibilidades.

Fonte: Alzheimer – Preservar o espaço familiar é crucial para os doentes