Sergio-Canavero Xiaoping Ren
Xiaoping Ren e Sergio Canavero, os cirurgiões por trás dos planos para o primeiro transplante de cabeça humana do mundo.
 
por HANNAH OSBORNE
 
O neurocirurgião italiano Sergio Canavero anunciou mais detalhes sobre o plano de realização da primeira cirurgia de transplante de cabeça do mundo. Em uma série de eventos, a operação não será mais realizada em Valery Spiridonov, um homem russo que sofre da doença de Werdnig-Hoffman que desperdiça os músculos, com quem Canavero trabalha há quase dois anos.
 
Em vez disso, a operação terá lugar na China em um nacional chinês atualmente não selecionado. Um comunicado de imprensa lançado quinta-feira pela OOOM, a empresa de mídia que lidou com a imprensa de Canavero anunciou que Spiridonov, “quem por um longo período foi considerado para ser o primeiro paciente transplante, não será a primeira pessoa cuja cabeça receberá um novo corpo”.
 
Não estava claro por que Spiridonov não estava mais envolvido. Georg Kindel, editor e editor-chefe da OOOM, diz à Newsweek que era simplesmente sobre onde a cirurgia ocorrerá. “Porque o transplante de cabeça será realizado na China, é muito mais fácil conseguir um doador chinês”, diz ele. “Esse é o principal motivo. Não tenho certeza se o professor Canavero conversou com Valéry entretanto. Não conheço a reação de Valery. No entanto, se o transplante de cabeça for bem-sucedido – e todos esperamos e confiamos que ele terá sucesso – então não será o último, então só será uma questão de tempo em que Valery receberá um novo corpo “.
 
Canavero, em entrevista à OOOM, disse que o primeiro transplante de cabeça humana ocorrerá dentro de 10 meses. Ele não especificou uma data para a cirurgia, mas Kindel disse que a equipe está no bom caminho para realizá-la no final do ano: “Eles têm um cronograma apertado, mas a equipe na China diz que eles estão prontos para fazê-lo. O professor Canavero sempre disse que estaremos prontos no final de 2017 e – se houver um poder forte na China por trás do projeto – parece que será definitivamente no final deste ano ou no início do próximo ano que todo o procedimento será ser conduzido.”
 
Atualmente, Canavero e Xiaoping Ren, da Harbin Medical University na China, apresentaram poucas evidências para convencer a comunidade científica de que seu plano será um sucesso. Canavero anteriormente forneceu um breve esboço do que eles pretendem fazer, mas com relativamente pouco detalhe das etapas envolvidas. Pesquisas que descrevem experimentos em animais também não conseguiram convencer as críticas, muitos dos quais dizem que estamos longe de ter a tecnologia necessária para realizar um procedimento tão complexo.
 
No comunicado de imprensa, Canavero disse que eles têm vários documentos relacionados aos transplantes de cabeça que estão atualmente sob revisão de pares e aparecerão em “renomados periódicos médicos científicos” – embora não tenha especificado quais periódicos. “Eu só posso divulgar que houve um enorme progresso nos experimentos médicos, o que pareceria impossível, mesmo recentemente, há alguns meses atrás”, disse ele. “Os marcos que alcançamos irão, sem dúvida, revolucionar a medicina”.
 
Perguntado sobre o motivo pelo qual Canavero e Ren estão mantendo sua pesquisa como um segredo bem guardado – algo em que foram criticados no passado – Kindel disse que é para fazer com as tecnologias que estão desenvolvendo: “São esses procedimentos que podem ser patenteados? Se for esse o caso, será feito “, diz ele. “É o mesmo que com as empresas farmacêuticas. Eles realizam pesquisas há anos e não publicam nada, então, em uma certa etapa, eles saem e informam a mídia e o público “.
 
Respondendo a críticas de outros cientistas, ele acrescentou: “Há chamados especialistas que não têm experiência porque nunca fizeram isso antes. Eles dizem ‘não, isso nunca acontecerá.’ Canavero tem apenas um objetivo – ele diz ‘Eu trabalho nisso. Nós temos cientistas, especialistas, equipes nos EUA, Coréia do Sul e China trabalhando e quando estamos prontos para informar o público, nós o faremos. ‘”
 
Várias pessoas que trabalham no campo também criticaram os cientistas com base em que, se eles possuírem a tecnologia para reparar os cordões espinhais – uma das partes-chave da cirurgia – então eles deveriam estar desenvolvendo isso para tratar pessoas paralisadas, ao invés de segurar Ele volta para uma cirurgia que muitos acreditam que não vai funcionar.
 
“[Reparar a medula espinhal] foi parte de toda a pesquisa para o transplante de cabeça”, diz Kindel. “No início eles estavam apenas tentando sua técnica e pensamento, bem, talvez isso funcione, mas funciona. Foi surpreendente para toda a equipe. É apenas parte de todo o processo. E se for o caso, eles podem ajudar tetraplegics e paraplegics, então este é realmente um grande passo em frente na medicina “.
 
Kindel disse que ele e a equipe não conhecem nenhuma restrição ou regulamentação legal que os impeça de realizar a cirurgia. Na China, os cirurgiões estão agora à espera de revistas para aprovar os estudos que apresentaram – depois do qual os resultados se tornarão públicos. “Isso é algo completamente novo e pode mudar os remédios”, diz ele. “Se isso funciona – e todos os estudos parecem mostrar que funcionará – então este é realmente um grande passo em frente para a medicina em geral”.
 
Correção: este artigo referiu-se anteriormente a Michael Sarr, editor da revista Surgery, como neurocirurgião quando é cirurgião. O entrevistado também se referiu a citações anteriormente feitas por Sarr, que estavam incorretas. Todas as referências a Sarr agora foram removidas.
 

Fonte: APNEN NOVA ODESSA: O neurocirurgião italiano Sergio Canavero o plano de realização da primeira cirurgia de transplante de cabeça do mundo.