O termo “Estimulação Essencial (EE)” é adotado para a intervenção de crianças de 0 a 3 anos idade que apresentem ou não alguma deficiência ou aquelas consideradas em situação de risco, que necessitam de atenção especial para favorecer o desenvolvimento global, a aprendizagem e a socialização.

Cada criança é diferente e vai apresentar um padrão distinto de desenvolvimento, apesar de alguns aspectos comuns para as fases.  A EE desde os primeiros meses de vida proporciona à criança assistida a base para aprendizagem posterior, dando também uma matriz de aprendizagem que será utilizada em idades avançadas, além dos benefícios no desenvolvimento neuropsicomotor.

É necessário sempre destacar a importância da estimulação. O atraso pode estar relacionado carência ou privação de estímulos e oportunidades adequadas para a idade, às situações de privação social e sensorial, influencia no desenvolvimento, especialmente em crianças ‘neuropatológicas’.

Para sua aplicação, a estimulação essencial requer o planejamento prévio de um programa de atividades que responda a conceitos claros e a objetivos definidos específicos a cada criança.

Estimular é ensinar, motivar, aproveitar objetos e situações, transformando, transformando-os em conhecimento e aprendizagem. É levar a criança, através da brincadeira, a aprender sempre mais.

Uma equipe multiprofissional pode atuar de forma dinâmica e integrada para favorecer esse processo. É sabido que humanos interagindo no meio onde vivem desenvolvem suas funções cognitivas, motoras e interpessoais.

Fonte: [Livro] Luciana Pereira Frutoso. Terapia Ocupacional: “Vivências de Santa Catarina” vol 2. ABRATOSC

Fonte: Estimulação Essencial: você conhece essa prática terapêutica? | Reab.me