Por Valdivan Veloso, G1

 

Família do comerciante Carlos Antônio também aderiu à prática (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Família do comerciante Carlos Antônio também aderiu à prática (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

A prática da cavalgada no Norte de Minas tem se popularizada a cada dia. Muitos iniciam no esporte como meio de socialização. Mas, especialistas afirmam que o simples ato de andar a cavalo influencia positivamente nos benefícios à saúde do praticante.

O fisioterapeuta Ronaldo Ruas explica que o animal pode ser utilizado como meio de reabilitação, pois a pessoa melhora a autoestima e o estresse cavaleiro.

“Sabemos hoje, baseado em estudos, que andar a cavalo só traz benefícios à saúde. Esta prática ajuda a fortalecer os músculos das costas e braços, deixando assim o corpo mais alinhado. Além de melhorar todo o funcionamento da parte cardiopulmonar, onde os pulmões e o cérebro recebem mais oxigênio, dando uma sensação de alívio e bem-estar”, explica.

 

Carlos participa de vários eventos na região (Foto: Carlos Antônio/Arquivo pessoal)

Carlos participa de vários eventos na região (Foto: Carlos Antônio/Arquivo pessoal)

Foi pensando neste bem estar que o comerciante Carlos Antônio Ferreira adquiriu um manga-larga, o Diamante. Há sete anos ele se dedica, aos finais de semana, a fazer passeios na região montado no cavalo. “Vim da zona rural e há 23 anos comecei a ir a cavalgadas, e ver os amigos passeando. Gostei e adquiri um cavalo para mim. Gostei muito e logo levei minha esposa e filhos, que gostam também”.

Ele conta que os compromissos do trabalho elevavam os níveis de estresse que praticamente sumiram após o início das cavalgadas. “O comércio, em geral, é muito estressante. Antes era muito dedicado somente ao serviço. Agora, chega o fim de semana e eu não deixo de fazer um passeio. Melhorou muito minha autoestima. Chego lá e esqueço tudo. Renovo as baterias”, afirma.

Equoterapia

Os cavalos também podem ser destinados à reabilitação de pacientes. A equoterapia é feita com pessoas com doenças neurológicas, como a depressão, lesão medular, paralisia cerebral, síndrome de down, acidente vascular cerebral, doenças de Parkinson e Alzheimer, entre outras.

Fonte: Andar a cavalo traz benefícios para a saúde e melhora autoestima do cavaleiro | É o Bicho | G1