Julia sofre de Trasntorno do Espectro Autista e vai se juntar à turma de Elmo, Garibaldo e cia.
 
 
Julia, a nova personagem de 'Vila Sésamo' (Foto: divulgação)

Julia, a nova personagem de ‘Vila Sésamo’ (Foto: divulgação)

No mês de abril, o programa infantil Vila Sésamo fará história ao apresentar a primeira personagem autista desde que foi lançada em 1969. Julia, uma divertida menina de quatro anos de cabelos alaranjados, traz sempre consigo um coelhinho de pelúcia. A muppet já estrelava a versão animada e digital do programa desde 2015, além de já participar dos livros da turma, mas agora será personagem recorrente da clássica atração televisiva.
 
Click AQUI para ver o vídeo;
 
A partir de 2008 a ONU instituiu dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nos EUA, estima-se que exista um autista a cada 110 pessoas e no Brasil, cerca de 1% da população é autista. Julia vem para aproximar a questão do autismo do grande público e as especificidades da interação dos autistas com as pessoas e com o mundo. Em sua apresentação na série, Julia vai ignorar Garibaldo ao ser apresentada a ele. O grande pássaro amarelo se questiona se a garotinha não foi com a sua cara, até descobrir que ela vê o mundo de outra maneira.
 
Coincidência ou não, Stacey Gordon, a dubladora de Julia tem um filho autista. Em entrevista ao programa ‘60 Minutes’, a “voz” da personagem revelou que se emocionou ao ver a nova companheira de Elmo e cia. ser tratada com tamanha compaixão pelos novos amigos.
 
Vila Sésamo ficou famosa mundialmente na década de 1970 por virar um formato e ter versões regionais produzidas. No Brasil, o público se identificou com Garbibaldo, o gigante pássaro amarelo da atração, que também tinha Regina Braga no elenco “humano”.