Leandro Martins/CPB/MPIXImagem

O gaúcho Bruno Martins, 25, sagrou-se campeão da II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas nas disputas de espada da categoria C (comprometimento severo dos movimentos). A competição está sendo realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a sexta-feira, 4, até o domingo, 6, e reúne cerca de 40 esgrimistas de seis Estados do país.

Martins é gaúcho da cidade de Taquara, de 60 mil habitantes, e 80 quilômetros ao norte de Porto Alegre. Ele representa a Asasepode/Grêmio Náutico União. Na final, desbancou José Santos, da Adeacamp, de Campinas, São Paulo, por 15 a 8. O bronze ficou com Gilberto Santa (ACE-MG).

O campeão comemorou bastante o resultado, ainda na pista de jogo, porque atingiu um resultado inédito. Ele é paralisado cerebral e está na esgrima em cadeira de rodas desde os 19 anos de idade. Começou em 2011 para auxiliar na mobilidade, num complemento à fisioterapia. “Ele chegou usando duas muletas, nós fizemos alguns exercícios alusivos à esgrima e assim ele aderiu ao esporte. Atualmente, até os fisioterapeutas dele recomendam a esgrima, por ser lúdica e também auxiliar neste trabalho de melhorar a coordenação motora”, explicou Eduardo Nunes, um dos técnicos de Bruno Martins, na Asasepode/GNU.

Desde que estreou nas competições oficiais de esgrima em cadeira de rodas promovidas pelo Comtiê Paralímpico Brasileiro, em 2011, Bruno Martins nunca havia alcançado uma medalha de ouro. Pelas suas contas, são 14 medalhas nesta competição desde então. “Foi uma grande vitória esportivamente, mas a verdadeira vitória é a melhoria na qualidade de vida”, celebrou Eduardo Nunes.

O também gaúcho Jovane Guissone (ADFP-PR) conquistou sua segunda medalha de ouro na competição. Desta vez, no florete (categoria B). Ele venceu todos os jogos que disputou, inclusive a final contra Vanderson Chaves, da Asasepod/GNU, do Rio Grande do Sul. É o segundo triunfo do gaúcho de Barros Casal na II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas. Na abertura do evento, sexta–feira, 4, ele dominou a espada da categoria B, prova da qual tem no currículo o título de campeão paralímpico, nos Jogos de Londres 2012.

Florete
Masculino B

Jovane Guissone (ADFP-PR)
Vanderson Chaves (Asasepode/GNU-RS)
Mauricio Stempiniak (Asasepode/GNU-RS)
Edgard Rassan (ADFP-PR)

Feminino A
Karina Maia (ADFP-PR)
Suelen Rodolhpo (ADFP-PR)
Monica Santos (Asasepode/GNU-RS)
Fabiana Soares (SCM-RJ)

Espada
Masculino C 

Bruno Martins (Asasepode/GNU-RS)
José Santos (Adeacamp-SP)
Gilberto Santa (Ace-MG)
Masculino A
Moacir Ribeiro (ADFP-PR)
Derik Burbela (ADFP-PR)
Rhamon Fernandes (Asasepode/GNU-RS)
Lenílson Oliveira (Adeacamp-SP)

Sabre
Masculino B

Vanderson Chaves (Asasepode/GNU-RS)
Rodrigo Massarutt (ADFP-PR)
Marcelo Mota (ECP-SP)

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Fonte: Gaúcho conquista ouro inédito na esgrima em cadeira de rodas – Notícias – CPB