Por Osvaldo Albuquerque, Do R7

Julio Oliveto mostra o kit (a direita) desenvolvido por ele
Julio Oliveto mostra o kit (a direita) desenvolvido por ele

“Sempre gostei de criar coisas. Principalmente se ajudasse as pessoas a mudarem suas vidas”. A frase acima de é de Júlio Oliveto, engenheiro e empreendedor, que inovou ao criar um modelo de cadeiras de rodas que sobe e desce escadas por meio de motor automático. A “engenhoca” é uma espécie de triciclo motorizado com quase 500 unidades vendidas em dois anos.

Denominado como projeto “Kit livre”, a invenção inicialmente buscava conseguir aprovação no mestrado, porém a participação em feiras de acessibilidade transformou a visão do jovem empresário. “Começamos a ver que a realidade de muitas pessoas poderia mudar caso o projeto fosse comercializado. Se antes cadeira ainda era sinônimo de vida dependente, hoje é sinal de liberdade, de realizar suas próprias vontades”, explica.

Engenheiro com mestrado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) , Júlio Oliveto, explica que a intenção é que o kit comprado se adapte a cadeira já usada pelo deficiente, conforme suas necessidades do dia a dia. A instalação do material é rápida e prática necessitando apenas prender os lados por meio de uma espécie de borboleta (veja vídeo abaixo).

Os variados modelos desenvolvidos vão desde a versão manual onde a ação braçal do cadeirante leva a mesma para frente (também sobe e desce escadas) até a top de linha que é usada para ações mais radicais como subir e descer terrenos bastante irregulares e até mesmo a prática de esportes radicais.

No vídeo abaixo, testamos uma das mais completas que incluem até marcha ré e podem chegar até 20km/h. Os valores começam em R$ 3.990 podendo chegar a 12 mil reais, conforme a variedade de itens inclusos e a potência do motor.

Confira o vídeo da reportagem completa:

 

Fonte: “Criar algo que mudasse a vida das pessoas me motivou”, diz inventor de cadeira de rodas que sobe escadas  – Notícias – R7 Saúde