Lançado pelo Instituto Novo Ser, em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, o XULIA (acrônimo de Gestion Unificada de Linguage de Inteluigencia Artificial, no dialeto galego) é o primeiro software gratuito de reconhecimento de voz que compreende falas e comandos em português. O programa permite que indivíduos utilizem o computador apenas exercendo comandos de voz, identificados através de um microfone.

— O programa entende e transcreve fala corrente em português. Um e-mail que eu escrevo hoje em um minuto, antes demorava cinco vezes mais. Com programas anteriores, tinha que soletrar letra por letra. O XULIA utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz do Google, o que nos permite ditar em qualquer idioma — diz Ricardo Gonzalez, tetraplégico desde 1997 após sofrer um acidente de carro.

Ele é integrante do Instituto Novo Ser e ex-presidente da Associação Brasileira de Futebol em Cadeiras de Rodas.

O software reconhece mais de 140 comandos, que permitem executar aplicações, manusear o mouse, simular cliques e funcionalidades do teclado. Dessa forma, possibilita que o usuário o configure de maneira personalizada.

O programa foi desenvolvido pelo professor Juan Antonio Gonzalez, da Universidade de Vigo, na Espanha. Primo de Ricardo, ele começou a trabalhar na ideia há dois anos, após um encontro com o brasileiro. Na ocasião, chamaram a atenção dele as dificuldades enfrentadas pelo primo ao utilizar o computador. Os dois trabalharam em parceria para lapidar o XULIA, cujo nome é uma homenagem à filha do professor, Gulia. Para Carlos Gonzalez,morador da Barra, o programa propicia mais autonomia.

— Agora, não dependo de ninguém para utilizar o computador — comemora.

O Instituto Novo Ser oferece curso gratuito para quem quiser aprender mexer na novidade. É preciso agendar as sessões pelo e-mail novoser@novoser.org.br.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/software-que-auxilia-pessoas-com-deficiencia-usar-computador-lancado-21593056#ixzz4nHNGTp1O
stest

Fonte: Software que auxilia pessoas com deficiência a usar computador é lançado – Jornal O Globo