Zion
Zion fez o transplante de mãos há um ano

O pequeno Zion Harvey já consegue realizar um dos seus grandes desejos: jogar futebol americano. O garoto de 9 anos recebeu um transplante de duas mãos em julho de 2015 e agora, um ano depois, já consegue fazer qualquer atividade normalmente com os novos membros.

Zion tinha apenas 2 anos de idade quando precisou amputar as mãos e os pés por causa de uma infecção grave.

Na época, ele também precisou receber um dos rins da mãe, o que também contribuiu com a adaptação às novas mãos – o coquetel de remédios que precisou tomar fez com que seu organismo parasse de rejeitar tecidos estranhos.

https://www.youtube.com/watch?v=FJG2o5zv4wM

 

“Eu não fui sempre assim. Quando eu tinha dois anos, tive que tirar minhas duas mãos porque estava doente”, explica.

Zion teve de se adaptar à infância sem as mãos e aprendeu a comer e até a jogar videogame sem precisar de ajuda. Mas o menino optou pela cirurgia porque queria muito um dia poder segurar sua irmã menor – e também porque tinha vontade de jogar futebol americano. Nas pernas, ele usa próteses.

ZionA operação de Zion foi em julho do ano passado e durou mais de 10 horas

Foi assim que, aos 8 anos, ele se tornou a pessoa mais jovem a receber um transplante duplo de mãos. Cerca de 40 médicos participaram da operação no Hospital das Crianças na Filadélfia – o procedimento durou mais de 10 horas e foi considerado bem-sucedido.

Os cirurgiões garantiram, logo após a operação, que Zion teria agora “tudo para crescer como uma criança normal”, e que as mãos acompanhariam seu crescimento.

Hoje, um ano depois da cirurgia, ele já consegue segurar a bola de futebol americano ao brincar com os amigos sem a menor dificuldade.

“Me sinto muito feliz com minhas novas mãos e não me sinto diferente das outras crianças”, afirma Zion. “Agora eu consigo lançar a bola de futebol mais longe do que quando não tinha as mãos.”

Zion
Zion se diz feliz, porque agora consegue jogar a bola de futebol americano mais longe

Os médicos ficaram surpresos com a evolução do menino um ano após o transplante e com sua independência para realizar tarefas.

Fonte: ‘Não me sinto diferente das outras crianças’: Um ano após cirurgia, menino celebra mãos transplantadas – BBC Brasil