É muito gratificante saber que servimos de inspiração para projetos como esse, apresento a vocês a “SAMANTHA”, prateleira acessível desenvolvida pelo João Fontenelle, proprietário da Design4Inclusion, empresa voltada no desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva visando a melhoraria da qualidade de vida de outras pessoas.

Prateleira Samantha

Nas palavras do próprio  João Heitzmann Fontenelle:

A prateleira Samantha é um projeto conceito de como a Design4inclusion pretende atuar no desenvolvimento de novos mobiliários para pessoas com necessidades diferentes. Nossa proposta é criar produtos com um design atraente e, ao mesmo tempo, que proporcionem uma maior autonomia  a essas pessoas na execução de suas tarefas diárias, através da incorporação de dispositivos mecânicos.

Neste projeto, propomos o aproveitamento da parte superior de uma mesa de refeições, ergonomicamente pensada para uma pessoa cadeirante realizar suas refeições junto com mais duas pessoas. A prateleira suspensa sobre a mesa possui portas em vidro espelhado, possibilitando a visualização do seu conteúdo apenas quando as luzes internas estão acesas.

Isto ocorre através de um interruptor na parte frontal da mesa, facilmente acionável pelo cadeirante. Uma vez localizado algum produto que se queira utilizar, pode-se torna-lo acessível através de um segundo interruptor, posicionado ao lado do primeiro. Este aciona um motor que rebaixa todas as prateleiras, descendo até que se perceba que o produto já está ao alcance, retornando o interruptor a sua posição de parada.

O limite máximo desta descida é abaixo do nível da mesa, encaixando-se em um vão deixado entre o espaço de refeição e a parede. Este vão é necessário para permitir o acesso, de maneira confortável, até a última prateleira. É opcional seu fechamento por um tampo deslizante, posicionado quando não se está movimentando a prateleira. Utilizou-se uma variação das tonalidades da madeira para proporcionar um maior contraste de seus elementos,  introduzido um painel de madeira escura no fundo e realizando o fechamento do armário em tonalidades médias.

 

Além disso, luzes de led foram inseridas em cada prateleira e entre o painel de fundo, tanto para proporcionar a visibilidade dos produtos quanto para dar um toque especial no  design do conjunto. Afinal, como é natural de todo ser humano, “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”

Após a grande receptividade que esta prateleira obteve na Reatech 2017, já estamos dando continuidade a este projeto e em breve poderemos oferecer um conjunto inteiro de armários para toda uma cozinha.

Saiba mais: https://www.facebook.com/design4inclusion/