Projeto oferece qualificação profissional para pessoas com deficiência, e também mantém em seu currículo a disciplina de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) além de ser ferramenta fundamental no processo de comunicação, representa também acessibilidade e independência para o dia a dia de pessoas com algum grau de deficiência auditiva. Oferecendo qualificação profissional para pessoas com todos os tipos de deficiência, o projeto CapacitArte entende a língua como um meio positivo de socialização e desde o início das aulas oferece Libras como uma disciplina extraclasse.

Composto por uma série de palavras, sinais e expressões, o sistema de Libras é considerado pelas comunidades surdas como sua língua materna. “É um meio de comunicação e interação social, que abre as portas para oportunidades tanto pessoais, como profissionais”, conta Sheyla Dutra, colaboradora do CapacitArte. “Dentro do projeto, a formação complementar com Libras veio como um adicional, pois a ideia inicial era atender à demanda de surdos nos cursos básicos”, afirma.

Trabalhando pela inclusão, o projeto mantém no currículo atividades planejadas pensando nesse público – pessoas com algum tipo de deficiência.
A intenção do CapacitArte é que as aulas tenham cada vez mais proximidade com as atividades de cada aluno no dia a dia, também que os coloque mais próximos das exigências do mercado de trabalho. Para isso são desenvolvidas atividades envolvendo situações reais.

Desde o início de abril os alunos do curso de manutenção elétrica passaram a ter as aulas integradas à disciplina de Libras. Com a integração, a intenção da coordenação do projeto é despertar nos estudantes o interesse pela língua e também a consciência de que a inclusão deve ser para todos.

“No início percebi que os alunos não estavam frequentando as aulas de Libras, então combinei com a professora responsável algumas aulas adaptando o meu conteúdo ao dela”, conta Ariovaldo Serafim de Oliveira, professor do curso de manutenção elétrica.

O docente explica a união do aprendizado da língua com um dos cursos desenvolvidos pelo projeto e a linguagem técnica referente a ele aumentou a participação dos estudantes em ambas as disciplinas. “Acrescentamos o específico do curso, intercalando ao que estava sendo dado, assim a matéria ficou atrativa e o interesse aumentou por parte de todos”, afirmou o professor.

Ainda dentro das aulas integradas, a intenção do professor foi desenvolver também um projeto que pudesse alcançar as pessoas com deficiência auditiva. Para isso o professor Ariovaldo levou até os alunos a ideia da construção de um sistema de campainha residencial para pessoas surdas.

“Criamos toda a parte elétrica e o sistema consiste numa campainha aparentemente comum, porém quando acionada ao invés de emitir um sinal sonoro, ela acende uma luz”, explicou.

A iniciativa, além de promover a integração fez das aulas um espaço de discussão sobre acessibilidade. “Estando ciente das dificuldades de cada um ficou mais fácil trabalhar e alcançar a maioria. Eles passaram a se sentir mais confiantes e abertos a falar de suas dificuldades, com isso consigo ajudá-los de forma individual também”, finalizou Ariovaldo.

 

O projeto

Atuando em Araraquara desde agosto de 2016, o projeto oferece aos alunos – pessoas com algum tipo de deficiência – cursos de secretariado executivo, administração financeira, tecnologia da informação e manutenção elétrica. Todos voltados à recolocação desses estudantes no mercado de trabalho.

A primeira turma de alunos do CapacitArte se forma no próximo mês de agosto e, para inserí-los no mercado de trabalho, o projeto firmou recentemente parceria com o Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e também com a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), instituições que farão a ponte entre os estudantes e as vagas de empregos disponíveis no município e também na região.

O projeto “CapacitArte” Araraquara é realizado pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC) com recursos de incentivo fiscal da Cutrale, via Ministério da Saúde, pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD.

 

Serviço
CapacitArte
Inscrições: Espaço Kaparaó (avenida Dr. João Pires de Camargo, 1382 – Vila Yamada), das 8h às 16h30.
Informações: (16) 3324-8809