Falamos aqui a pouco tempo sobre o parque Morgan’s, e que seria aberto uma versão aquática do mesmo voltado para deficientes.

 

Parques aquáticos costumam ser ambientes pensados exclusivamente para a diversão. Apesar disso, a maior parte deles não é pensada para oferecer essa diversão de forma inclusiva e conta com raras atrações voltadas a pessoas com deficiência. Mas o mundo está mudando e o primeiro parque aquático completamente acessível foi inaugurado essa semana no Texas, nos Estados Unidos.

Morgan’s Inspiration Island foi pensado para atender pessoas com diferentes tipos de deficiência e é completamente acessível. Suas atrações podem ser apreciadas por deficientes visuais, usuários de cadeiras de rodas, pessoas com problemas cognitivos, entre outros. Afinal, a ideia do parque não é separar, mas incluir.

Para isso, o espaço oferece até mesmo cadeiras de rodas que podem ser usadas gratuitamentepelos visitantes, de forma que eles não danifiquem as suas próprias cadeiras, geralmente bastante caras. Pessoas que possam se perder de seus acompanhantes durante o passeio também contam com a ajuda de pulseiras de alta-tecnologia desenvolvidas pelo parque para que elas possam ser facilmente localizadas.

Ao todo, são seis atrações ao longo do parque, que tem sua capacidade limitada para evitar o estresse de pessoas com problemas cognitivos como o autismo, por exemplo. Graças a isso, as entradas podem ser adquiridas online, o que evita que uma família chegue ao local e seja impedida de ingressar por causa da lotação. Além de tudo, pessoas com deficiência e menores de 2 anos não pagam entrada no parque – para adultos acompanhantes, o valor do ingresso custa entre US$ 11 e US$ 27.

O espaço foi desenvolvido por Gordon Hartman e sua filha Morgan, de 23 anos, com a ajuda de cuidadores, médicos, terapeutas, consultores de parques aquáticos e, é claro, da comunidade que luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Antes do parque aquático, a dupla já havia criado um outro parque temático completamente acessível, em 2010, o Morgan’s Wonderland.

Todas as fotos © Robin Jerstad/Jerstad Photographics

Fonte: Já abriu o primeiro parque aquático do mundo para pessoas com deficiência e é lindo