O exoesqueleto médico russo ExoAtlet, da empresa que possui o mesmo nome, recebeu sua primeira certificação fora do país, sendo que a empresa encarregada de sua comercialização entrou oficialmente no mercado da Coreia do Sul.

Hoje em dia, tanto as clínicas de reabilitação como qualquer pessoa física interessada, podem adquirir estes aparelhos inovadores no território desse país asiático. Para promover o novíssimo aparelho, a ExoAtlet lançou uma companhia junto com seus parceiros sul-coreanos para o mercado local.

“Encontramos na Coreia do Sul pessoas com paixão por este projeto e desejo de levá-lo para o seu país, participando do seu desenvolvimento”, comentou ao Skolkovo, parque técnico russo onde a empresa ExoAtlet reside, Elena Khromysheva, encarregada da promoção do dispositivo.

A ExoAtletAsia é a primeira filial da empresa no estrangeiro. Embora o mercado para este tipo de aparelhos na Coreia do Seul não seja muito amplo, a verdadeira vantagem de receber uma certificação formal por parte de Seul representa a potencial penetração em outros mercados asiáticos de grande dimensão, como o mercado chinês, por exemplo, adiantou a representante da empresa.

Além disso, a empresa está negociando a respeito da admissão de seu dispositivo em outros mercados como o Espaço Econômico Europeu, que compreende os 28 Estados-membros da União Europeia e, além disso, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, ou os Emirados Árabes Unidos.

O exoesqueleto médico ExoAtlet foi desenhado para ajudar as pessoas com deficiência em seu processo de reabilitação médica e social.

Em uma entrevista concedida à Sputnik Brasil em fevereiro, Albert Efimov, especialista principal em tecnologias robóticas do centro de inovações russo Skolkovo, sob patrocínio do qual foi desenvolvido o primeiro exoesqueleto russo ExoAtlet, disse a respeito do assunto:

“O ExoAtlet tem duas versões do produto. Uma delas é destinada à reabilitação de pessoas que sofreram AVC. Na medicina já é um fato consumado que a eficiência da reabilitação de um doente, cuja função locomotora ficou prejudicada, exige que o paciente comece tentando recuperar essa função o mais rápido possível após o acidente. O ExoAtlet, portanto, ajuda pessoas a recuperarem quase no dia seguinte ao AVC.”A segunda versão do projeto russo tem a ver com a recuperação — ou seja, ajuda pessoas que sofreram um acidente de carro, por exemplo, ou uma forte lesão, a começar se levantando e permanecendo de novo em pé.

“Na cidade de Arkhangelsk houve, por exemplo, um caso destes: uma pessoa que não podia andar foi se casar usando um ExoAtlet“, conta Efimov.

O especialista acrescentou que o aparelho russo é um dos líderes de mercado, sendo que seu preço é cerca de duas vezes inferior ao dos seus análogos estrangeiros: norte-americanos, israelenses e japoneses.

Fonte: Exoesqueleto inovador russo conquista mercado sul-coreano (VÍDEO)