Após a disputa dos Jogos Paralímpicos, os amantes do paradesporto terão a oportunidade de assistir, no Rio de Janeiro, ao Campeonato Brasileiro de Power Soccer. Ainda que não esteja inserida no programa da Paralimpíada, a modalidade tem crescido. O torneio acontece nos dias 17/12 (de 9h às 16h) e 18/12 (de 10h às 14h), no Centro de Treinamento da Unimed, em Guaratiba. A entrada é franca.

Rio de Janeiro vai sediar torneio de futebol em cadeira de rodas (Foto: Divulgação)Rio de Janeiro vai sediar torneio de futebol em cadeira de rodas (Foto: Divulgação)

Serão quatro times disputando o título nacional. O Rio de Janeiro Power Soccer corre atrás do bicampeonato, enquanto o Clube Novo Ser, também da capital fluminense, tentará ser tetracampeão. Curitiba Power Soccer e a ADESUL, do Ceará, tentarão interromper a hegemonia das equipes cariocas. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC), que foi criada para gerir o esporte no país.

– Todos os envolvidos já esperam por este evento e os times se preparam. Este ano estaremos recebendo vários representantes de equipes em formação pelo Brasil que objetivam participar no próximo ano – explicou o presidente da ABFC, Marco Antônio.

O Power Soccer é jogado por quem utiliza cadeiras de rodas motorizadas no dia a dia e é uma das poucas modalidades paradesportivas que possibilitam a participação de pessoas com deficiências severas como a tetraplegia, distrofia muscular e a paralisia cerebral, por exemplo. Ele é conhecido na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oceania e praticado em 27 países, segundo a Federation Internacionale de Powerchair Football Association – FIPFA, federação internacional que rege o esporte.

Fonte: Rio de Janeiro terá Brasileiro de Power Soccer, o futebol em cadeira de rodas