O Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida apresentarão como o PVC pode promover soluções sustentáveis relacionadas a mobilidade em evento que será realizado em São Paulo

Os visitantes da feira Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha vão aprender a usar produtos de PVC como tubos, conexões, chapas, dentre outros, na produção equipamentos destinados a crianças com disfunções neuromotoras. O workshop Mobiliários Adaptados em PVC vai abordar a técnica desenvolvida pela terapeuta ocupacional, Grace Gasparini, que beneficia principalmente pessoas de baixa renda com equipamentos eficientes e de excelente custo-benefício.

Cada mobiliário – cadeiras com bandeja, cadeiras de banho, andadores, mesas reguláveis, entre outros mobiliários – é desenvolvido sob medida para as crianças, já que visa proporcionar segurança e desenvoltura na locomoção e, assim, corrigir a postura. O produto feito em PVC é eficaz por serem equipamentos leves, de fácil manuseio, regulagem, higienização e de custo mais acessível.

A terapeuta ocupacional Grace Gasparini realizará palestra sobre o Projeto Mobiliário Adaptado em PVC seguida demonstração de como construir um mobiliário. Grace, além de terapeuta ocupacional, foi professora das disciplinas de Prótese e Órtese e Tecnologia Assistiva do curso de Terapia Ocupacional da UCDB em Campo Grande/MS até 2008 e do curso de pós-graduação em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano). Desde 2006 ela trabalha com equipamentos destinados ao tratamento de disfunções neuromotoras, passou a experimentar o PVC como alternativa.

O workshop contará também com a presença da Professora Maria Elizete Kunkel que ministrará a palestra “Órteses e Próteses por impressão 3D e soluções de PVC na Tecnologia Assistida”. Maria Elizete é professora Adjunta da Engenharia Biomédica, subárea Biomecânica, na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP em São José dos Campos. Sua tese de doutorado sobre modelamento computacional da coluna humana recebeu menção honrosa sendo publicada como livro na Alemanha. Atualmente é coordenadora da Extensão da Unifesp e do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP desenvolvendo pesquisas na área de tecnologia assistiva (desenvolvimento de órteses, próteses e exoesqueletos por prototipagem rápida) antropometria e criminalística.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto Brasileiro do PVC e da Plastivida, a relação dos plásticos com a sociedade vem se tornando mais harmônica a partir do ponto em que a informação correta e científica sobre as características, vantagens e aplicações dos plásticos são disseminadas. “Educação ambiental é a chave para que a sociedade moderna possa usufruir dos benefícios que os plásticos oferecem ao desenvolvimento sustentável”, afirma o executivo.

Recicla Plástico Brasil – A iniciativa é parte do Recicla Plástico Brasil, projeto que será realizado no evento pela Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC, em parceria com a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e com apoio institucional das Secretarias do Verde e Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência, ambas da cidade de São Paulo.

O Projeto ocupará um estande de 300m² e contará com um espaço de simulações de ambientes, como cozinha, sala, área de lazer e médica, onde os visitantes poderão conhecer as aplicações dos plásticos presentes nestes ambientes. Ações trabalhadas pela Plastivida em todo o Brasil, como o Papa Cartão e o Tampinha Legal® também estarão no estande, além da possibilidade de acompanhar uma linha de reciclagem e transformação completa do plástico funcionando no local.

SERVIÇO – Workshop Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças Com Disfunção Neuromotora

Local: AUDITÓRIO MEZANINO

Data 23 de março

Informações e credenciamento:

http://plasticobrasil.com.br/pt/mobiliarios-adaptados-em-pvc-para-criancas-com-disfuncao-neuromotora-

PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha

Data: 20 a 24 de março de 2017

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Realização: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Mais informações, acesse: www.plasticobrasil.com.br

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC – O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.br

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br

Sobre a Plástico Brasil – Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros. Para negociar com esses players, o evento vai receber uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais de setores consumidores, como como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados, eletrodomésticos e químico.

Fonte: O PVC utilizado em mobiliários para crianças com disfunções neuromotoras será tema de workshop na Plástico Brasil | Segs – Portal Nacional | Clipp Noticias sobre Seguros | Saúde