RIO – As cadeiras anfíbias voltam a dominar algumas praias na orla carioca durante o verão. O projeto Praia para Todos, do Instituto Novo Ser, retomou as atividades em dezembro e ficará até abril nas praias da Barra da Tijuca, no posto 3, Copacabana, entre os postos 5 e 6, e no novo point do projeto, no Leblon, em frente ao Quiosque Riba, desde o último sábado (14).

Das 9h às 14h, nos fins de semana, pessoas com deficiência podem entrar no mar e participar de esportes adaptados e atividades de lazer, tudo gratuito. Profissionais capacitados das áreas de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, além de estagiários e voluntários do instituto, coordenam as atividades.

Camila Vasconcellos, fisioterapeuta e uma das coordenadoras do projeto, que tem nove anos, diz que a cada edição aumenta o interesse dos usuários.

— A família se sente feliz levando os usuários. A sociedade tem mudado um pouco o comportamento, não tanto que eu gostaria, em relação às pessoas com deficiência. Na praia da Barra, os barraqueiros nos ajudam — disse Camilla.

Em nove anos de projeto, cerca de 5 mil pessoas já praticaram atividades no projeto. Outras 19 mil participaram indiretamente – como familiares, visitantes e profissionais da área.

De dezembro a fevereiro as atividades são o banho de mar assistido, piscina infantil (Barra e Copacabana), frescobol adaptado (Barra e Copacabana), vôlei sentado e surfe adaptado (Barra), stand up adaptado (Copacabana). De março a abril acontece somente o banho de mar assistido.

Fonte: Praia para Todos terá banho de mar e esportes adaptados até abril na orla – Jornal O Globo