Detalhe de dedos digitando teclas de um laptop; Foto: Na Lata

O F123 lança hoje uma ferramenta que promete deixar as redes sociais acessíveis para quem tem deficiência visual. Chamada F123 Access, ela reformata as páginas da internet automaticamente, incluindo Facebook, WhatsApp e YouTube.

O produto, uma espécie de raio acessibilizador da internet para quem é cego, chega ao mercado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Em pesquisas com usuários que testaram o software, foi perguntado a eles em quais aspectos do uso diário da internet a acessibilidade precisa ser melhorada. As principais respostas foram: nos estudos, na busca de um emprego, no trabalho e na vida social.

“O F123 Access resgata o potencial de igualdade da vida on-line naqueles momentos em que barreiras tecnológicas foram criadas”, afirma Fernando Botelho, cofundador do grupo F123.

Com as melhorias, o conteúdo se torna acessível a quem tem deficiência visual e usa leitores de tela como Jaws, NVDA, Orca, VoiceOver e Window Eyes. O F123 Access é muito simples de ser instalado: funciona como um complemento do navegador Mozilla Firefox em português, inglês e espanhol. Em breve, será disponibilizada a versão para Chrome.

Para usá-lo, basta se inscrever no site. Assim que encerrar o cadastro, o usuário receberá instruções e o link para download. Informações em AcessoF123@F123.org.