Gente é do conhecimento de todos que a campanha eleitoral está se aproximando. E aqui em Caicó já tem gente dizendo que, esse ano, tem mais candidatos que eleitores. E essa época seria cômica se não fosse trágica porque, é quando os candidatos antigos param de hibernar e saem de seus gabinetes ao encontro do povo; nessa época também aparecem uns nomes fortes como pai, mãe, filho, tio, tia e até o papagaio todos eles candidatos que pensam que a Prefeitura e/ou a Câmara de Vereadores é uma empresa da família.

 cadeirante votando- eleição 2016- de papo com Claudinha

Eu ainda não sei em quem votar. Estou na fase da múltipla escolha. Lembra do tempo da escola quando você estava fazendo prova e você não sabia qual questão era a correta? Daí no meio daquele desespero o professor falava “vai por eliminação, vai eliminando aquelas que você tem certeza que são erradas”.

Pois é, estou nessa fase de elaborar uma listinha com os nomes dos candidatos e ir riscando aqueles que não fizeram nada pela cidade, daqueles que a única coisa que fizeram foi roubar os cofres públicos, sem falar naqueles que já fizeram umas besteiras, que faz os burros serem sábios.Rindo a toa

Daí eu tive a ideia de fazer uma lista de algumas coisas que todo os candidatos deveriam fazer. Então, se você é um candidato em 2016 fica ligado nessas dicas abaixo:

1- Sugiro que substitua por uns dias a circulação numa  picape por uma cadeira de rodas e saia pelas ruas acenando para o povo como se fosse um messias. E caso você canse e/ou não consiga transitar sozinho, por falta de acessibilidade, peça para que seus assessores te ajudem empurrando a cadeira de rodas.

2- Com certeza sua coluna vai ficar destruída. Então, que tal você ir ao hospital ou posto médico para que o fisioterapeuta te ajude?! Mas, nada de ir no seu carro importado tem que ir de “busão”. E se estiver chovendo só resta rezar para que, nesse dia, o ônibus não atrase tanto, que não venha lotado e que seja adaptado.

3-Também nada de ficar jogando santinhos e papéis nas ruas. Imagine se uma mulher grávida, um idoso ou um deficiente visual ou com mobilidade reduzida escorrega, cai e tem que ficar em repouso absoluto em casa. Se ligue porque é no mínimo dois votos a menos, o do paciente e do cuidador.Abismado

4-Da mesma forma nada nada de colocar  no meio da calçada aqueles cavaletes, com sua foto e número dificultando o ir e vim de um cadeirante ou de um deficiente visual porque sem dúvidas será um voto a menos para você.

5-Na minha opinião, todo candidato deveria passar 24 horas dentro de um hospital público.Só assim, poderá conferir de perto a realidade dos pacientes deitados nos corredores esperando o surgimento de um leito, ou daqueles que estão aguardando que a máquina de Raio X ou da Ressonância Magnética seja consertada para que possa fazer os exames após perder os movimentos das pernas num acidente de trânsito.

6-Uma outra dica é que os candidatos escolham três escolas públicas da cidade, de forma aleatória e  passe uma semana em cada uma delas. Aproveite e leve seu filho, e juntos assistam as aulas com mais de 35 alunos na sala de aula, que ficam empilhados numa sala minúscula, deteriorada e sem ventilação; peça também para que seu filho experimente a merenda dos alunos e dizer com sinceridade se gostou ou não; observe também como anda a estrutura física da escola (a existência ou não de acessibilidade, quadra de esporte e refeitório, instalação elétrica).

7-Nada daquele velho discurso segmentado. Ninguém merece mais ouvir aquelas frases: “Vote em mim porque eu sou professor, igual a você, e vou defender seus interesses!” ;“Como deficiente eu vou representar todas as pessoas com deficiência da cidade.”Sinceramente, quando ouço um candidato dizendo isso, eu já faço a minha cara de paisagem e penso esse não tem propostas, ele desconhece  que deve ter ideias e planos que defenda a sociedade como um todo e não apenas segmentos.

E aí como andam os candidatos da sua cidade? Existem muitos candidatos-palhaços que chegam falando um bocado de bobagens, fazendo piadas e achando que o palanque é um circo? Fique esperto porque hoje ele pode estar arrancando algumas risadas sua mas, a partir de janeiro de 2017  ele pode estar rindo da sua cara enquanto, você chora.

E aí gostou desse post? Então compartilhe, deixe seu comentário e não esqueça de me acompanhar no Instagran e Facebook.