A fabricante de automóveis Hyundai apresentou um protótipo de robô vestível que pode ser comparado a armadura do Homem de Ferro e que permite ao usuário carregar objetos de centenas de quilos sem riscos à sua integridade física.

A montadora também acredita que o exoesqueleto pode ser útil para uso militar, dentro das fábricas e na reabilitação física das pessoas. O peculiar traje robótico faz parte da plataforma de desenvolvimento Hyundai H-LEX apresentada no ano passado.

De acordo com a montadora sul-coreana, os projetos desenvolvidos pela H-LEX servem para ser aplicados para “reduzir a probabilidade de acidentes” até para “reabilitação de lesões” ou no auxílio de idosos e pacientes com deficiência física motora, como paralíticos.

Além da utilização na área da saúde, o exoesqueleto também pode ser utilizado em ações militares, permitindo que os soldados percorram longas distâncias carregando cargas superiores a 50 kg sem se cansarem ou risco à saúde.

Como é possível ver nas imagens, o robô é constituído de várias articulações, que permitem uma mobilidade maior e mais próxima a do ser humano.

hyundai-exoesqueleto H-LEX

Além disso, o usuário pode controlar os movimentos das mãos ou de outras regiões com botões inseridos no dedo polegar e indicador da vestimenta. O robô é preso ao corpo do usuário por meio de cintos nos peitos, nos braços, nas pernas e também nos pés.

A Hyundai explicou que seguirá apostando no setor de mobilidade em todos os aspectos. “O desenvolvimento dos robôs utilizados no Group Hyundai Motor finalmente conduzirá a livre circulação de pessoas e coisas”, afirmou a montadora.

Fontes:

http://blog.hyundai.co.kr/Group-Story/Co-efficient/Hyundai-Wearable-Robot.blg#.VzmyiPkrJdj

Canaltech 

http://www.slashgear.com/hyundai-unveils-robot-exoskeleton-that-makes-operators-very-strong-13439955/#jp-carousel-439958