Na imagem, em formato horizontal, uma sala com mobiliário colorido. Em destaque, uma cadeira com encosto e assento amarelo, tem três pés em madeira e um deles como uma prótese, em metal e base emborrachada. Fim da descrição

Foto: Divulgação
Legenda: Móveis foram criados pelo designer e marceneiro Rodrigo Silveira

A inclusão das pessoas com deficiência física no ambiente profissional vai além de uma simples questão de cotas: é preciso conscientizar empresas e colaboradores de que esses profissionais contribuem de forma efetiva com todo o trabalho. Essa é a proposta da campanha Móveis Eficientes, criada pela Y&R, de forma pro bono, para o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL, que difunde o chamado Emprego Apoiado. A iniciativa também conta com o apoio da Oppa e do designer e marceneiro Rodrigo Silveira, parceiros da ONG que assinam os móveis que estão expostos nas lojas da Oppa no Brasil.

Com o objetivo de conscientizar as empresas de que, assim como um mobiliário adaptado continua sendo útil e funcional, uma pessoa com deficiência física também é eficiente para a corporação no desempenho de suas atividades, a ação Móveis Eficientes traz móveis – cadeiras, bancos e mesas – com próteses implantadas. Elas complementam a montagem de cada peça, sem, no entanto, comprometer em nada sua funcionalidade. Por exemplo, uma perna de uma cadeira e de uma mesa serão substituídas por próteses.

Segundo Suely Ferreira, gerente executiva do ITS BRASIL, no Brasil, as empresas são obrigadas a ter uma porcentagem de pessoas com deficiência nos seus quadros; porém os processos de seleção não têm sido dos mais adequados e, no final, quando colaboradores com alguma deficiência são contratados, nem sempre são vistos como profissionais competentes e capazes de realizar um trabalho de forma eficaz. “A metodologia do Emprego Apoiado é uma inovação que acredita nas potencialidades da pessoa com deficiência e não nas suas possíveis limitações. A aplicação dela permite a contratação e retenção no trabalho, porque atua compatibilizando os desejos da pessoa e as necessidades das empresas”, comenta.

De acordo com Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R, a intenção dessa ação é provocar uma reflexão sobre o fato de que a deficiência não impede o profissional de ser tão bom colaborador quanto qualquer outro.

Para a Oppa, rede de móveis com design inovador que vem tendo um crescimento expressivo no mercado, essa é uma oportunidade de chamar a atenção para a causa por meio do design nas lojas. “Acreditamos que esse projeto de conscientização, cuidadosamente criado pela Y&R para o ITS Brasil, vem ao encontro dos valores da Oppa. Estamos muito felizes de apoiar um projeto de visibilidade como esse. Os ‘Móveis Eficientes’ estarão expostos nas lojas da Oppa e temos certeza de que vão chamar a atenção do público para essa questão”, diz Jefferson Nascimento, head de Marketing da Oppa.

Rodrigo Silveira, cuja trajetória tem como forte característica a opção pela atividade artesanal em móveis, diz que: “a iniciativa da campanha me tocou porque é capaz de causar um impacto positivo e sensibilizar o público para as potencialidades das pessoas com deficiência”.

Todas as empresas e pessoas envolvidas atuaram de forma voluntária nessa iniciativa.