DISLEXIA (3)

O que é Dislexia?

A palavra dislexia é derivada do grego “dis” (dificuldade) e “lexia” (linguagem).

Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.

Dislexia não é causada por uma baixa de inteligência. Na verdade, há uma lacuna inesperada entre a habilidade de aprendizagem e o sucesso escolar. O problema não é comportamental, psicológico, de motivação ou social.

Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem. As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente.

Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias.

PERSONALIDADES  COM DISLEXIA

Agatha Christie – Escritora

Agatha Christie, surrounded by some of her 80-plus crime novels.

“Eu, por mim mesma, sempre me reconheci …como a ‘mais lenta’ da família. Isto era inteiramente uma verdade e eu sabia disto e aceitava isto”.

Albert Einstein – Cientista

Albert-Einstein

Um dos maiores cientistas de todos os tempos: “Quando eu lia, somente ouvia o que estava lendo, e era incapaz de lembrar a aparência visual da palavra que lia”.

Alexander Graham Bell – Cientista

Alexander Graham Bell

Cientista, inventor e fundador da companhia telefónica Bell.

Auguste Rodin – Escultor

Auguste Rodin

“O espírito esboça, mas é o coração que modela”.

Charles Darwin – Naturalista

Charles Darwin

Durante a sua vida, Charles Darwin tornou-se famoso internacionalmente como um influente cientista estudando a evolução das espécies.

Francis Bacon – Filósofo

Francis Bacon

Foi um político, filósofo, ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio) e visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna.

Franklin D. Roosevelt – Estadista/Político

 Franklin D. Roosevelt

Foi o 32.º presidente dos Estados Unidos (1933-1945). Durante a sua estadia na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

Henry Ford – Empreendedor

Henry Ford

Foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, autor dos livros “Minha filosofia de indústria” e “Minha vida e minha obra” , e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.

John F. Kennedy – Estadista/Político

John F. Kennedy

Foi um político estadunidense que serviu como 35° presidente dos Estados Unidos (1961–1963) e é considerado uma das grandes personalidades do século XX.

John Lennon – Músico

John Lennon

Foi um músico, guitarrista, cantor, compositor, escritor e ativista britânico.

John Lennon foi um dos fundadores da banda britânica The Beatles, em que, junto com Paul McCartney, fez parte de uma das mais importantes duplas de compositores do século XX.

Leonardo DaVinci – Pintor/Inventor

Leonardo DaVinci

Nascido na atual Itália,uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.

“Você poderia preferir um bom cientista sem habilidades literárias, a um literata sem conhecimentos científicos”.

Michelangelo – Pintor/Escultor

Michelangelo

Pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Muhammad Ali – Pugilista

Muhammad Ali

Ex-pugilista norte-americano, considerado um dos maiores ​​da história do esporte. Foi eleito “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated em 1999.

Napoleão Bonaparte – Imperador

Napoleão Bonaparte

Imperador Francês, responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Nelson Rockefeller – Estadista/Político

Nelson Rockefeller

Empresário, governou a cidade de New York: “Eu mesmo fui uma daquelas crianças enigmáticas – um disléxico, ou leitor reverso – E para mim, ainda hoje, é difícil ler”.

Pablo Picasso – Pintor/Escultor

Pablo Picasso

Pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida adulta na França.É conhecido por ser o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar.

Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Senhoritas d’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

Thomas A. Edison – Inventor/Cientista/Empresário

Thomas A. Edison

Foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o fonógrafo, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone.

Thomas Jefferson – Estadista

Thomas Jefferson

Um polímata, Jefferson se destacou, entre outras coisas, como horticultor, líder político, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia.

Vincent Van Gogh – Pintor

Vincent Van Gogh

Pintor pós-impressionista neerlandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de ciprestes, campos de trigo e girassóis.

Walt Disney – Animador/Diretor

Walt Disney

Produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney,

Winston Churchill – Estadista/Político

Winston Churchill

Político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes. Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista.

Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.

“Fui totalmente desestimulado em tudo, em meus dias de escola. E nada é mais desencorajador do que ser marginalizado em sala de aula, o que leva a nos sentirmos inferiores em nossa origem humana”.

SAIBA MAIS

A dislexia representa um distúrbio do desenvolvimento da linguagem; portanto não é produto de má alfabetização, desmotivação, baixa inteligência ou condição sócio-econômica desfavorecida, se trata de um evento hereditário, com alterações genéticas e de padrão neurológico.

Quando a criança se atrasa na aprendizagem da leitura e escrita, isto poderá acarretar perdas na pratica essencial para construção e fluência do vocabulário, além de ficar cada vez mais para traz na aquisição da capacidade de compreensão e do conhecimento do mundo que a cerca.

Os educadores podem desempenhar um papel fundamental na identificação de um problema de leitura e comunicá-lo à orientação educacional, para que a mesma encaminhe a criança à uma avaliação especializada; pois quanto mais cedo se fizer um diagnostico, mais rápido ele poderá buscar ajuda e evitar a persistência do insucesso escolar e os problemas decorrentes do mesmo, tais como: baixa auto-estima, reprovação, marginalização, evasão, etc.

Fontes:

http://priscilapsicologa.blogspot.com.br/2013/04/dislexia.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia

http://www.dislexia.com.br/famosos.htm

http://www.crfaster.com.br/