Sobre o projeto.

Refrigerador com portas abertas.Refrigerador com portas fechadas.Refrigerador com portas abertas.O presente projeto tem por objetivo apresentar um produto conceitual de um refrigerador doméstico, adaptado a cadeirante. O novo produto possui como características: – medidas favoráveis aos alcances dos cadeirantes; – sistema de abertura de portas inovador (portas abrem para trás, sem a necessidade do cadeirante sair do lugar em que está. A porta não irá bater na cadeira e nem em suas pernas); – prateleiras giratórias; – maior espaço nas portas.

Em um momento em que se busca alternativas de inclusão social para pessoas com deficiência, a proposta significa uma evidente melhoria de qualidade de vida e segurança doméstica. Os refrigeradores desde sua criação até os dias de hoje, funcionam sempre da mesma forma. Os usuários cadeirantes precisam adaptar-se a está realidade para poderem praticar esta tarefa doméstica tão básica e essencial. Ao olhar para o produto, imediatamente já se percebe que ele é diferente e inovador.

refrigerador doméstico, adaptado a cadeirante

Os métodos de pesquisa utilizados foram embasados em parâmetros metodológicos nas áreas do design, ergonomia, antropometria, acessibilidade e indústria, culminando em um novo produto com conceito de desenho universal. Foi feita uma análise ergonômica de uso detalhada utilizando usuários cadeirantes reais em refrigeradores atuais. Nesta análise fotografada passo a passo foi constatado todos os problemas e suas possíveis soluções discutidas diretamente com os usuários.

Fonte: movimentohotspot.com