Naany Barbosa

Com osteogênese imperfeita, a blogueira Naany Barbosa, 16 anos, criou um canal sobre maquiagem após um momento de depressão. Conheça a história e o projeto dessa jovem curitibana.

Como toda adolescente de 16 anos, Luana, ou Naany, como é carinhosamente chamada, vai à escola regularmente, adora ouvir música e é apaixonada pelo mundo da maquiagem. Paixão esta que, em um dos momentos mais difíceis de sua vida, a incentivou a criar o blog Naany Makeup e, posteriormente, um canal no YouTube.

Vale ressaltar que esta jovem curitibana tem osteogênese imperfeita, popularmente conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”, e que tem como principal característica os ossos frágeis e, por conta disso, utiliza a cadeira de rodas como meio de locomoção.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a vida desta gatinha?

Acompanhe abaixo um bate-papo super enriquecedor do a blogueira Naany Barbosa!

Moda Em Rodas: Me descreva um pouco a sua deficiência ou doença rara.
Naany Barbosa: Minha doença foi descoberta quando eu tinha quatro meses de vida e foi quando eu fui levada para tomar vacina e acabei fraturando o fêmur esquerdo. Minha mãe conta que foi difícil descobrir o que eu realmente tinha, pois eu chorava muito depois de ter tomado a vacina e, por esta razão, me levaram até o hospital para descobrir a causa da minha reação. Após a realização de vários exames, um raio-X detectou que a minha perna havia sido fraturada. Após 45 dias com o gesso, a equipe tentou tirar a tala e ao rasgar o tecido, um solavanco foi dado quebrando a outra perna. Com dois anos de idade, a doutora receitou um medicamento chamado pamidronato, que ajuda a fortalecer o osso e deixá-lo menos quebradiço. Se trata de um processo intravenoso e atualmente me submeto ao tratamento a cada quatro meses. De lá para cá, eu já tive, em média, 86 fraturas e, inclusive, neste exato momento acabo de me recuperar de uma fratura na costela.

Moda Em Rodas: Como surgiu a ideia de se tornar uma blogueira e vlogueira?
Naany Barbosa:
A ideia surgiu logo após a realização de uma das minhas cirurgias no intestino, na qual tive que colocar uma bolsa de colostomia e, por esta razão, tive que reaprender a viver e a me readaptar ao mundo. Passei quase um mês deprimida e apenas os vídeos da Internet conseguiam me distraiam e me faziam lembrar de como era ser a “Naany Guerreira” e a “Naany Vaidosa”. Então, logo após a fase “ruim”, tive várias ideias e muita vontade de colocá-las em prática. Então eu pensei: “AQUELAS MENINAS DOS VÍDEOS ME FAZEM FELIZ, ME FAZEM LEMBRAR DO LADO BOM DA VIDA. POR QUE EU NÃO POSSO FAZER ALGUÉM ESQUECER DOS PROBLEMAS COMO ELAS FAZEM COMIGO?” Assim nasceu o blog e o canal, que já possuem um ano de vida e está cumprindo o seu objetivo mais rápido do que o esperado.

 

Naany Barbosa Makeup
Moda Em Rodas: O que o mundo da maquiagem representa para você?
Naany Barbosa:
A maquiagem me faz outra pessoa! Quando eu me maquio posso ver quem eu realmente sou e posso ver que sou como qualquer outra garota. Hoje em dia, querendo ou não, a beleza é o que todo mundo busca, ou seja, ter um nariz mais fino ou um lábio maior. Quando estou triste, me maquio e vejo que posso ser como eu quiser, e esqueço da cadeira de rodas, esqueço que me “quebro” fácil, enxergo que sou como aquela garota da balada, aquela que usa um vestidinho curto e um salto 15cm e que vai até o chão. A maquiagem e a beleza são como um traje de super-herói e te mostram o que há de melhor em você!

Moda Em Rodas: Por ser uma menina com deficiência, você se sente representada no universo da moda e beleza?
Naany Barbosa:
Não! O padrão da sociedade é o de uma mulher “normal”, ou seja, alta e com corpo escultural. Quando a sociedade se depara com uma cadeirante (como no meu caso) toda arrumada e vaidosa, ficam com uma cara de espanto porque não é normal. Eles estão acostumados com os deficientes que não saem de casa, que ficam de pijama e as que não usam maquiagem. Eu sou bem diferente, uso roupas curtas, saio para festas, viajo e faço compras como qualquer garota de 16 anos e, além disso, uso mais maquiagem do que uma garota da minha idade. rsrs.

 

Arquivo Pessoal
Moda Em Rodas: Existe alguma dificuldade de se integrar neste mercado por conta da deficiência? Cite alguns exemplos.
Naany Barbosa:
Sim, e não é só por causa da deficiência em si. Hoje em dia o mercado está muito competitivo tanto para pessoas com ou sem deficiência. A principal dificuldade “nesse mundo” da moda é o de achar roupas de tamanhos menores do que o de costume. Sapatos, por exemplo, para mim, são os mais difíceis. Joias ou bijuterias também, a exemplo de anéis e pulseiras. No meu caso, uma pulseira padrão dá quase duas voltas e preciso mandar fazer os meus os anéis ou diminuí-los uns três números.

Moda Em Rodas: Qual dica você gostaria de passar sobre moda ou beleza para as jovens que estão te lendo agora?
Naany Barbosa:
Não há uma dica que a maioria não conheça hoje em dia, mas o que eu sempre digo em meus vídeos e posts no blog é “seja você sempre!”. Pegue as dicas de moda e de maquiagem e as adapte para seu gosto e estilo porque não há coisa pior do que você copiar alguém e não ter sua própria personalidade. Sabe, não há nada de negativo em se inspirar em alguém, mas mantenha sempre seu gosto/estilo em qualquer ocasião. Nunca se deixe levar por críticas alheias. 😉

 

Sempre digo em meus vídeos e posts no blog é “seja você sempre!”.
Sempre digo em meus vídeos e posts no blog é “seja você sempre!”.

Moda Em Rodas: Quais são seus planos para o futuro? Como você enxerga o futuro do blog e do canal da Naany?
Naany Barbosa:
Meus planos são simples: ter um apartamento só meu, fazer de meu blog/canal uma profissão fixa e, quando já tiver tudo certo como planejado, adotar umas quatro crianças pra bagunçar todinha a minha vida. 😀

Gostou da Naany? Quer conhecer seus tutoriais de maquiagem e suas dicas de beleza? Acesse o blog Naany Barbosa Makeup e curta seus vídeos no canal Naany Makeup.

E se você quiser acompanhar os “looks” e as dicas de moda do Moda Em Rodas, siga o nosso perfil no Instagram ou curta a nossa página no Facebook.