Na próxima quinta-feira (21/01), às 19h, no Diversidade na Rua, acontecerá o debate virtual “Lei Brasileira da Inclusão e Educação Inclusiva”. A troca de informações é online e contará com a presença dos criadores do Instituto Entre Rodas & Batom, Adelino e Eliane Ozores, que estarão disponíveis para discutir o tema e esclarecer dúvidas sobre as mudanças na Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015 no site Diversidade na Rua

Veja abaixo:

lei justiça direito

Lei Brasileira da Inclusão e Educação Inclusiva serão os temas do próximo Debate Aberto 

Criadores do Instituto Entre Rodas & Batom, Adelino e Eliane Ozores, participam de uma discussão sobre as mudanças na Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015 no site Diversidade na Rua

Em janeiro de 2016, entrou em vigor no País, a Lei Brasileira da Inclusão nº 13.146/2015. São inúmeros artigos que ratificam e modificam outras Leis quem garantem os direitos das pessoas com deficiência e trazem mudanças importantes. Para compreender melhor as modificações desta lei, na próxima quinta-feira, 21 de janeiro, às 19h, será realizado um Debate Aberto online no site Diversidade na Rua (www.diversidadenarua.cc) que terá como tema a Lei Brasileira da Inclusão e Educação Inclusiva. O que mudou? Quais são as inovações?

Adelino Ozores, bacharel em Direito, jornalista e ativista na causa da Pessoa com Deficiência e Eliane Lemos Ozores, psicóloga especialista no atendimento da pessoa com deficiência e mestre em distúrbios do desenvolvimento, irão intermediar o debate. Ambos são idealizadores do Instituto Entre Rodas & Batom (http://www.entrerodas.org/) / (www.facebook.com/entrerodasebatom)

“O Brasil tem leis suficientes para ser exemplo em acessibilidade e inclusão. O que precisamos agora é derrubar a maior barreira de todas: a barreira atitudinal – é muito fácil reclamar sentado no sofá, assistindo ao jornal indignado, depois ir dormir, acordar e continuar tudo igual no dia seguinte. Uma lei só tem efeito se as pessoas cobrarem sua aplicação. Precisamos de cidadãos cumpridores dos seus deveres, o direito é consequência” comenta Adelino Ozores.

“Ainda o que observo são movimentos pulverizados. Todos possuem riquezas e forças, que provavelmente se forem acessados ou articulados ao mesmo tempo, seriam mais transformadores. Educação inclusiva traz em si, a urgência das informações, desmistificações e ressignificações dos adjetivos atrelados à deficiência. Atualmente observamos resultados bons, satisfatórios, porque acabam atendendo demandas que foram recortadas do todo. Por isso apostamos na unificação do que está sendo realizado por tantos, fortalecimento dos movimentos sociais e empoderamento das famílias”, relata Eliane Lemos Ozores.

Por ser aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar do Debate Aberto acessando o site (www.diversidadenarua.cc/debate). O formato é como o de um fórum: as questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas. Para interagir é preciso fazer um cadastro rápido e simples.

SERVIÇO
Debate aberto Diversidade na Rua
Tema: Lei Brasileira da Inclusão e Educação Inclusiva
Data: 21 de janeiro de 2015
Horário: 19 horas
Para participar acesse: http://www.diversidadenarua.cc/debate