Após novas avaliações médicas em Miami, nos Estados UnidosLais Souza está de volta ao Brasil e, mais uma vez, com boas notícias em relação a sua lesão, que a deixou tetraplégica. Foram duas semanas de exames e reavaliações das equipes médicas da Universidade de Miami e do Miami Project to Cure Paralysis. O médico Antônio Marttos, que acompanha o caso de Lais de perto, afirmou que a atleta apresentou evolução em seu quadro após a aplicação das primeiras injeções de células tronco.

– Ela apresentou, após as primeiras injeções de células tronco mesenquimais, uma gradativa evolução, principalmente da parte sensitiva. Os exames mostraram, também, evolução da parte motora, com contração voluntária da musculatura abdominal, lombar e sinais em bíceps. Não podemos afirmar que estas evoluções foram decorrentes do tratamento ou se elas aconteceriam como evolução natural da lesão, mas podemos dizer que a mudança da Laís de ASIA A para B, ou seja, lesão completa para incompleta, é no mínimo atípica – afirmou dr. Marttos.

Lais Souza volta ao Brasil (Foto: Divulgação)Laís Souza com a equipe médica da Universidade de Miami e do Miami Project (Foto: Divulgação)

Apesar de todo o esforço envolvendo a ida para os Estados Unidos e a desgastante bateria de exames, Lais comemorou a pequena evolução em seu quadro e espera que o esforço seja recompensado com a ajuda a outras pessoas em situação semelhante à sua.

– Alguns exames são muito longos e cansativos e às vezes doloridos, mas tudo isso vale a pena, não só por mim, mas para outras pessoas que também podem ser beneficiadas no futuro. Graças a Deus todos os testes tiveram respostas positivas. Cada etapa do tratamento é uma porta que pode se abrir para pessoas do mundo todo que tenham paralisia. Então, toda melhora é muito gratificante – disse a atleta.

ENTENDA O CASO

No dia 27 de janeiro de 2014, Lais treinava com Josi Santos e o técnico Ryan Snow em uma pista de esqui em Salt Lake City.  Naquela segunda-feira, Lais perdeu o controle dos esquis e chocou-se com uma árvore, o que provocou uma torção na coluna cervical. O primeiro boletim médico divulgado pelo Time Brasil confirmava a perda dos movimentos dos braços e pernas, mesmo após as cirurgias que realinharam a coluna. Lais superou o risco de morte, conseguiu respirar sem a ajuda de aparelhos e deixou a UTI, sendo depois transferida para o Jackson Memorial Hospital, em Miami.

Fonte: Lais Souza volta ao Brasil e mostra evolução após exames em Miami