prisao-de-ventre

Esse é um assunto muito recorrente, e muitos pedem mais dicas, postei algumas semanas atrás aqui no blog, dicas e uso de alimentação adequada para evitar a constipação intestinal, você pode ler aqui, segue algumas dicas que vi  no site http://saude.umcomo.com.br/ durante essa semana…

 

  • Suco de laranja e kiwi


    Suco de laranja e kiwi

    Se tiver problemas de prisão de ventre deveria se acostumar a tomar cada manhã, em jejum, um suco de laranja natural e dois kiwis. Além de estimularem as descargas biliares, refrescam os intestinos e possuem fibra.

  • Café da manhã ideal para combater a prisão de ventre


    Café da manhã ideal para combater a prisão de ventre

    O mingau de aveia é um café da manhã que ajudará a aliviar seu intestino preso. Os flocos de aveia têm muita fibra e além de ajudar a ir ao banheiro são bons para baixar o nível de colesterol.

    Ingredientes: flocos de aveia (melhor se forem finos e ecológicos), água, 1 limão, passas de uva. Opcional: mel, sementes de sésamo e pêssego seco.

    Elaboração:

    • Coloque em uma panela uma xícara de flocos de aveia, quatro xícaras de água fria, uma casca de limão e um punhado de passas de uva.
    • Coloque a panela no fogo até começar a ferver. Deixe a mistura fervendo durante alguns minutos, enquanto isso vá mexendo de vez em quando até ficar espessa (3 ou 4 minutos)
    • Coloque a mistura em um prato ou recipiente e está pronto para comer!
    • Se quiser pode acrescentar mel para adoçar. Também pode colocar algumas sementes de sésamo e pêssegos secos em pedaços para dar um toque de sabor e cor.

    Este café da manhã é um remédio natural muito eficiente para tratar o intestino preso. Pode tomá-lo sempre que quiser e combinar com o suco de laranja e os kiwis.

  • Estabeleça uma rotina para ir ao banheiro


    Estabeleça uma rotina para ir ao banheiroSe for difícil para você ir ao banheiro é porque tem problemas de intestino preso e deveria se acostumar a seguir uma rotina:
    • Tente ir cada dia na mesma hora ao banheiro (preferivelmente depois do café da manhã ou almoço).
    • Adote uma postura adequada para defecar. Sente-se na privada inclinando seu corpo levemente para a frente e subindo um pouco as pernas (pode ser melhor com um lugar para apoiar os pés).
    • Relaxe, respire e abra bem os esfíncteres.
    • Faça exercícios abdominais e respiratórios: inspire abrindo bem os pulmões e expire com vontade, soprando. Assim o diafragma empurra as fezes de maneira natural enquanto os esfíncteres se abrem.
  • Adicione alimentos com fibra na sua alimentação


    Adicione alimentos com fibra na sua alimentação

    Se tiver dificuldade para ir ao banheiro é muito importante adicionar alimentos que contêm fibra na sua alimentação. Alimentos como os alimentos integrais, as verduras, as frutas e alguns específicos como sementes de linho, farelo de aveia e de trigo, sementes de psyllium, ameixas secas em calda, espinafre, pão de trigo germinado, etc…

  • Massagens abdominais


    Massagens abdominais

    Pode fazer uma massagem abdominalfazendo círculos no sentido das agulhas do relógio. Se estiver grávida ou tiver uma prisão de ventre muito forte não faça estas massagens.

  • Consulte seu médico


    Consulte seu médico

    Todos estes métodos são naturais e não farão mal algum, mas se estiver mais de uma semana sem ir ao banheiro consulte seu médico, ele dirá o que é melhor no seu caso.

     

    Fonte: http://saude.umcomo.com.br/

    Mais dicas