A dificuldade que os cadeirantes enfrentam no dia-a-dia, principalmente em questões da transporte, é totalmente evidente, sendo que o transporte público dos mais diversos países não tem a mínima condição de levar qualquer portador de deficiência física; muito por isso são necessários transportes alternativos, algo que foi totalmente inovado com o Kenguru, o carro compacto e elétrico produzido especialmente para cadeirantes, onde não há bancos, apenas um local para o deficiente adaptar sua cadeira de rodas e transformá-la no banco.

Kenguru

O conceito do Kenguru é muito interessante! Trata-se de um carro muito compacto, totalmente integrado com tecnologias de acionamento de entrada e movimentação. Nele há um painel para total controle com os braços, vidros laterais, rodas pequenas mas eficientes e uma entrada de grande porte traseira.

Para o cadeirante adentrar o veículo é simples, basta ele acionar o controle remoto para que a porta se abra e uma rampa de acesso seja acionada, a partir disso ele movimenta sua cadeira para cima da rampa e parte para dentro do veículo, onde a própria cadeira de rodas fica como banco; e após o fechamento da porta, basta o cadeirante comandar da maneira que achar mais interessante seu veículo, que tem toda a aparelhagem feita para o uso dos braços.

O carro foi anunciado como o primeiro totalmente adaptado para cadeirantes e elétrico! Em suas medidas, ele é bem compacto, tendo cerca de dois metros; sua carga aguenta andar mais de 100 km a uma velocidade de quase 50 km/h.

Kenguru Car

Sua resistência é até certo ponto boa, porém se tratando de um carro menor e totalmente adaptado, tem de se ter cuidado e muito treinamento antes de usá-lo, até por isso a sua potência fica nessa velocidade, que já está ótima para as condições que ele se apresenta.

Eu quero um Kenguru… E agora?

O lançamento no momento é exclusivo dos Estados Unidos, sendo que a empresa fabricante é do Texas e se chama Community Car’s, sendo uma fabricante totalmente independente do mercado automobilístico.

O preço do veículo no momento é de 25 mil dólares, mas como está muito famoso e é visto com bons olhos por grandes empresas, deve ser revendido por outras em breve, algo que deve dar visibilidade a marca.

Os carros que são disponibilizados por grandes montadoras não são nada parecidos com o Kenguru, pois apresentam design padrão (dos carros convencionais), além de bancos e algumas dificuldades a mais para se dirigir, ou seja, o Kenguru tem tudo para dar certo.