Ambiente acessibilidade

O banheiro é um dos maiores desafios diários para pessoas com deficiência física, sobretudo para os cadeirantes. Por isto, a reforma ou construção da casa onde vivem, requer um projeto especial. Com a consultoria da especialista e jornalista Flávia Cintra, o Grupo Astra  apresentará em seu estande na Feicon 2015 um banheiro totalmente acessível às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. O banheiro será montado com produtos fabricados pela própria empresa, que aposta há mais de cinco anos em uma linha de acessibilidade, com alguns itens exclusivos neste segmento.

A área de acessibilidade contará com barras de apoio, assentos, cortina e banqueta de banho, banheira com abertura de acesso (exclusividade Astra), torneira acionada por toque e outros itens que transformam qualquer banheiro em um ambiente universal, ou seja, que pode ser usado por todas as pessoas, independente de possuírem ou não alguma deficiência. Tudo no ambiente foi desenvolvido pensando no conforto, na segurança e na adequação às normas  técnicas. A beleza de um banheiro acessível foi requesito fundamental na hora de desenvolver os produtos e isso transparece no ambiente criado para a Feicon.  “O que menos quero ter em casa é um banheiro com cara de hospital. Eu também quero um banheiro bonito e decorado”, diz Flávia Cintra, que ficou tetraplégica em um acidente de carro aos 18 anos.

O Grupo Astra não se preocupou apenas em montar um banheiro acessível em seu estande. O trabalho de acessibilidade com a consultoria da Flávia resultou na contratação de profissionais cadeirantes para apresentar os produtos e esclarecer dúvidas do público pelo ponto de vista do usuário. “Achamos fundamental adotarmos essa medida, porque acreditamos que ninguém melhor que o próprio usuário para explicar e mostrar os produtos que facilitam a vida  de quem possui uma limitação física. Mais do que gerar o consumo dos itens, nossa intenção é que o varejo entenda a necessidade de explicação e compreensão do público no ponto de venda”, comenta o diretor comercial da Astra, Joaquim Coelho.

Além disso, os cegos e os surdos também terão atendimento personalizado no estande, com uma pessoa que apresentará os itens descrevendo cada produto que for tocado pelos cegos ou se comunicando adequadamente para melhor compreensão dos surdos. Também foi desenvolvido um selo Astra personalizado para identificar os produtos do estande que são acessíveis e/ou universais.

Para que a equipe estivesse apta a atender a todo tipo de público durante o evento, a consultora Flávia Cintra também ministrou um treinamento de 2 horas para todos os colaboradores do Grupo Astra que trabalharão no estande. Cerca de 80 pessoas receberam orientações sobre acessibilidade, terminologias corretas, recepção e condução de  pessoas com deficiência no estande. “Nossa equipe toda está preparada para atender, comercializar e elucidar as dúvidas que possam surgir, além de tratar adequadamente os clientes, com ou sem deficiência, que visitarem o estande da Astra.  Queremos incentivar os lojistas  a montarem um ambiente acessível em suas lojas e passar a comercializar estes produtos, pois identificamos uma grande lacuna no mercado para atender este segmento de clientes”, complementa o diretor.

astra3

Destaque comercial e social

Ao reforçar sua atuação no mercado de produtos para acessibilidade, o Grupo Astra mais uma vez se torna inovador em um segmento da construção. Há 58 anos no mercado, e com um portfólio de mais de cinco mil itens, a marca foi pioneira em assento sanitário soprado; assento sanitário almofadado; sistema pex para tubulação de água quente e fria; kits industrializados, que saem prontos da fábrica para os canteiros de obras, gerando ganho de produtividade e redução de tempo e recursos; sistema de descarga com duplo acionamento, que proporciona economia de água; torneira com acionamento através do toque das mãos; vasos de polietileno para jardinagem, leves e que imitam com perfeição os vasos de concreto, barro e outros materiais pesados existentes no mercado, entre muitos outros produtos.

“Em acessibilidade, temos o privilégio de não só sermos inovadores, como também de desenvolvermos produtos que mudam a rotina e proporcionam mais qualidade de vida às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais produtos de acessibilidade e universais, não só por uma questão de segmento de mercado, mas principalmente por uma preocupação social que a Astra tem desde sua fundação, refletida nos diversos projetos que a empresa realiza, e agora nos produtos que fabrica”, destaca o diretor superintendente da Astra, Manoel Flores.

Sobre a Flávia Cintra

 

FLAVIA CINTRA (3)

Jornalista, paulistana, casada, tem 42 anos e é mãe dos gêmeos Mateus e Mariana.

Ativista dos movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, atuou em diversas ONGs e fez parte da comitiva brasileira que representou o país na ONU durante as reuniões internacionais para elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pelas Nações Unidas em 2007 e em vigor no Brasil desde 2009.

Em 2009, foi consultora de Manoel Carlos, autor da novela “Viver a Vida”, que teve a personagem Luciana, interpretada por Aline Moraes, inspirada em sua história de vida.

Desde 2010, é repórter do programa Fantástico, da Rede Globo.

É uma das autoras do livro “Maria de Rodas – Delícias e Desafios na Maternidade de Mulheres Cadeirantes”, publicado em 2011.

Desde 2012 é sócia-diretora da Equiparar, empresa que trabalha pela inclusão social das pessoas com deficiência.

Sobre o Grupo Astra

O Grupo Astra é formado pelas marcas Astra, Japi e Integral, que, juntas, estão entre os mais importantes fornecedores para o mercado da construção no Brasil.

Em 2013, o Grupo Astra faturou R$ 629,6 milhões e investiu R$ 11,6 milhões em seu parque industrial na cidade de Jundiaí, São Paulo, onde estão sediadas as 11 unidades das empresas, a 60 km da capital paulista, somando 143,2 mil m² de área construída. Cerca de 2.450 empregos diretos são gerados pelas atividades das indústrias. São cinco mil itens comercializados em mais de 34.500 pontos de vendas pelo Brasil. O Grupo Astra tem na exportação 6,5% de seu faturamento e já está presente em toda América Latina, Estados Unidos e em países da África e Oriente Médio.

Saiba mais sobre o Grupo Astra em: http://www.astra-sa.com.br

_________________________________________

Serviço

Feicon Batimat 2015

10 a 14 de março, no Anhembi (SP)

Terça a sexta, das 11h às 20h

Sábado, das 9h às 17h

 

Este post é um publieditorial, aceitamos apenas campanhas que se identifiquem com o blog e seus leitores, trazendo dicas de produtos e serviços voltados para acessibilidade e inclusão.”