RECIFE
Pelo sexto ano consecutivo, desfila neste domingo o bloco Eu Quero Pepitar. A concentração começa às 15h30, ao lado do Banco do Brasil da Avenida Rio Branco, no Recife. A agremiação leva pessoas portadoras de deficiência para brincar o carnaval. 

A organização do bloco espera que a repercussão seja ainda maior este ano, pois o sentimento de serem integrados, incluídos numa das festas culturais mais lindas do Estado, é o retorno que o bloco tem a cada ano.

O desfile é animado pela Orquestra de Frevo Multicultural Frever, da Bomba do Hemetério. O trajeto segue para o Marco Zero e retorna pela Avenida Marques de Olinda até o local da concentração.

A iniciativa é da Clínica de Fisioterapia Pepita Duran com o objetivo de ressignificar a vida das pessoas com deficiência para que elas se sintam capazes e saibam que também podem aproveitar o carnaval. 

“A importância do Bloco é mostrar para todos, principalmente a sociedade, que estas pessoas podem e devem se divertir no carnaval. A palavra da vez é Inclusão”, explica Pepita Duran.

carnaval recife (3)

Fundado em 2010, o bloco foi criado para descontrair os pacientes da clínica, na semana prévia, tornando os tratamentos mais leves com música de carnaval, facilitando o processo terapêutico. Este ano, a agremiação continua com o apoio do PE Conduz (gerenciado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude -SEDSDH, que disponibiliza veículos adaptados e acessíveis para o transporte confortável e seguro dos que estão inscritos para esse tipo de transporte. 

“Mas hoje, tomou uma proporção que nos faz acreditar que levar o bloco para a rua foi uma iniciativa muito boa de mostrar a todos que as limitações, quanto a alguma deficiência está na cabeça de quem tem preconceito”, justifica a fisioterapeuta e ainda acrescenta que os colaboradores, profissionais da empresa, sentem muito orgulho em se envolver com esse projeto social, pois acreditam que assim como ela e a empresa, eles pensam em estão colaborando com a qualidade de vida, pois estão favorecendo a auto-estima dessas pessoas, que já são tão estigmatizadas pela sociedade, como se não pudessem estar ali.

Para participar da folia, qualquer pessoa com deficiência pode participar. Informações pelos telefones:(81) 3242-0056 / 3241-1583.

carnaval recife (4)

Fonte: Diário de Pernambuco e http://www.blogdoturismope.com.br/