Estes móveis de cozinha foram criados pela empresa italiana Snaidero, que criou uma cozinha baseada em estudos ergonômicos sobre os movimentos e utilização de pessoas idosas e com deficiência.

Snaidero Skyline

A Snaidero encomendou a Lucci Orlandini Design para criar uma cozinha acessível às pessoas com deficiência. Esse trabalho durou 18 meses de estudo e projeto e envolveu pesquisas em hospitais de reabilitação. As pessoas com deficiência foram filmadas no processo de preparação e cozimento de alimentos e atividades relacionadas e dinamômetros eletrônicos especiais foram utilizados para medir o grau de esforço envolvido em tarefas diferentes.Isso contribuiu muito para aperfeiçoar as primeiras propostas de projeto. Depois foi desenvolvido o Skyline Lab, laboratório para testar as idéias e protótipos. Foi constatado que as prateleiras articuladas tornam-se mais fáceis para o uso e pias rasas permitem melhor aproximação das pessoas em cadeira de rodas sem que elas batam os joelhos.

Com isso a empresa Snaidero lançou a coleção Skyline, que foi primeiramente desenvolvido para pessoas com deficiência e depois o projeto acabou sendo destinado ao uso de todos, alinhando aos conceitos do Universal Design.

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Snaidero Skline

Cozinha Snaidero Skline

Referência:  Blog Tetraplégicos
Texto:  http://desenhouniversal.com/