As pessoas com mais idade precisam de cuidados especiais, principalmente no lugar onde moram. O local onde vivemos reflete quem somos, nada mais justo que adequar o espaço físico àqueles que têm necessidades específicas, no que se refere ao conforto e à segurança.

Com dicas simples, você pode transformar ou adaptar uma casa para que fique segura e confortável para os idosos. Comece pensando nas atividades, onde eles vão com mais frequência e escute a opinião deles sobre as melhorias a serem feitas.



A primeira coisa a ser estudada, é a mobilidade. Nem sempre podemos ter corredores largos e escadas adaptadas, mas podemos facilitar e muito a circulação dentro de casa. Retire os tapetes das áreas de passagem para que os idosos não tropecem nele. As portas e janelas devem ser fáceis de abrir. Utilize pisos antiderrapantes, principalmente nas áreas externas e molhadas. 

As escadas retas são as mais indicadas, sendo que não devem ser usadas as de tipo leque ou caracol. Aplique fitas antiderrapantes nos degraus, demarcando muito bem o início e o fim das escadas. 

Deve-se dar uma atenção especiais aos móveis. Prateleiras e cabideiros mais baixos, além de sofás mais altos para facilitar quando a pessoa for levantar. Opte por sofás não muito macios, pois dificultam a movimentação. As cadeiras devem ter braços e não serem muito baixas. O ideal é que a casa não tenha muito móveis para não obstruir a circulação. 

No quarto, o ideal é que haja um interruptor de luz e um telefone perto da cama. Esta deve ser mais baixa, com 45 a 50cm (já com o colchão) de altura, de modo que ao sentar, os pés toquem o chão. 

banheiro é o principal vilão entre os idosos. É neste local que acontecem muitas quedas e arranhões. São necessários iluminação na entrada e pisos antiderrapantes. Coloque barras de segurança no box e ao lado do vaso sanitário. Em caso de dificuldade para se abaixar, o box deve ter um banco, de preferência fixo. E o ideal é que o box tenha espaço para duas pessoas, para facilitar a ajuda ao idoso durante o banho. Todos os materiais devem ser inquebráveis e acessíveis, qualquer porta-objeto deve ser fixo e caso o idoso possua problemas de memória, retire a tranca interna e instale a porta abrindo por fora também. 

As paredes devem ter acabamento liso, pois as texturas dificultam na hora de se apoiar nas mesmas. Procure não ter pisos ofuscantes dentro de casa já que o contraste entre a luz e a sombra também causa confusão. Por fim, tenha o mínimo de desníveis pela casa para evitar quedas e tropeções. 




Fonte:blog.giacomelli.com.br