2014112484237

Os mascotes olímpico e paralímpico dos Jogos de 2016 fizeram nesta segunda-feira (24) a primeira aparição pública, no Rio.

Novidade para o mundo. Não para o Paulo e a Luciana. Eles desenharam os mascotes há um ano e meio e vinham mantendo o sigilo desde então.

“A gente pode falar, não precisa mais ficar escondendo, ficar preocupado quando alguém visita o estúdio”, diz Paulo Muppet, um dos autores do projeto

O projeto vencedor apresentou seres mágicos, que representam a diversidade da fauna e da flora do país. O mascote olímpico é uma mistura de vários animais. O paralímpico, de plantas e árvores.

Ajude a escolher os nomes dos mascotes; vote aqui

“Está a cara do Brasil essa mistura. Não é uma coisa só do Rio, acho que é do Brasil como a gente entende que as Olimpíadas têm que ser nessa cidade que busca representar mais o Brasil”, afirma o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Os presidentes dos comitês Olímpico, Carlos Arthur Nuzman, e Paralímpico do Brasil, Andrew Parsons, e diversos atletas estiveram no primeiro evento oficial dos mascotes. Uma visita a uma escola municipal para alegria da criançada, que pode ajudar na missão de dar nome à dupla.

As opções são: os alegres Oba e Eba; os sonoros Tiba Tuque e Esquindim ou Vinícius e Tom, homenagem aos compositores Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Até chegarmos a estes seis nomes havia uma lista de quatrocentas opções mas, agora, você decide. Por votação popular saberemos como se chamarão os mascotes olímpico e paralímpico. E aí, eles têm carinha de que hein?

“Quero nomes fáceis, que as crianças consigam falar porque eu tenho um filho de quatro anos. Então, eu gostaria do Oba e do Eba”, diz Emanuel, campeão olímpico de vôlei de praia.

“Vinicius e Tom, que eu acho que fica bem bacana também”, defende Daniel Dias (15 medalhas paralímpicas na natação).

As brincadeiras na internet já começaram:

captura_de_tela_2014-11-24_as_12.40.10

Sugestões de nomes para o mascote paralímpico:
(a) Barbio
(b) Cortez
(c) Varejão
(d) David Luiz
(e) Cabeça de Microfone

“Brincadeiras à parte, os mascotes já podem ser chamados de Oba e Eba. A justificativa é quase unânime: são simpáticos, fáceis de gravar e falar — os outros concorrentes são Tiba Tuque e Esquindim e Vinicius e Tom. Os três pares de nomes foram escolhidos entre 400 opções. Os nomes só serão divulgados no dia 14 de dezembro, após votação pelas redes sociais.”

Eu já votei no meu e você?

Lembra de algum desses mascotes?

544959_222014228078354_424163305865204692_n

Fontes:

rio2016.com/mascotes

G1 – Oglobo