Matéria extraída do Uol Tecnologia

Na Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Hannover, na Alemanha, quase um pavilhão inteiro é ocupado pelo projeto “Digital living @ future building” (em português, “Vida digital na moradia do futuro”).

Nele, empresas como Dell, Creative, Genius, Apple, Microsoft, Philips, Pinnacle e Pioneer, entre outras, exibem seus produtos de última geração. Juntos, dispostos em ambientes decorados, eles formam os cômodos de uma casa digital.

Grande parte dos produtos não é protótipo e já está à venda nos Estados Unidos e na Europa —e você, que gosta de tecnologia, já pode pensar onde vai gastar suas economias e por qual cômodo começar, pois eles não devem tardar a chegar ao Brasil.

A exposição tem seis salas de estar e TV, seis escritórios, três quartos, três ambientes para jovens e dois banheiros. O UOL Tecnologia visitou um por um e passa agora os equipamentos que também irão deixar sua casa digital, integrada e moderna.

Salas de TV

SALAS DE TV @ CEBIT
Lilian Ferreira/UOL
Veja mais imagens das salas de TV

No pavilhão futurista da Cebit, há salas de TV para todos os perfis de público. Os produtos que aparecem por lá vão de PCs media center (para entretenimento do usuário com arquivos multimídia em home theaters) a Blu-ray players e televisores, logicamente flat e HD, com tecnologias que integram a iluminação exibida na tela à ambientação do cômodo.

Na sala de TV do futuro há até a preocupação com a saúde e manutenção da forma física do usuário: dispositivos para a perda e controle de calorias aparecem no cenário. A iluminação pode, ainda, ser controlada por dispositivos inteligentes. A diversão também não foi deixada de lado e videogames de última geração e brinquedos que integram princípios da robótica marcam presença.

Escritórios

ESCRITÓRIOS @ CEBIT
Crédito
Veja mais imagens de escritórios

Muitos dizem que o trabalho realizado de casa, remotamente, é uma tendência a ser incorporada no cotidiano do futuro. A julgar pelos ambientes expostos na Cebit, o escritório futurista será bastante completo e concentrará tudo o que o usuário precisa para trabalhar em um mesmo ambiente —sem esquecer de equipamentos destinados ao entretenimento ou que tenham convergência com dispositivos “corporativos”.

Assim, os escritórios montados para exibição dos produtos trazem laptops poderosos (a mobilidade mantém-se como forte tendência), projetores que aceitam a escrita de canetas especiais e monitores em tamanhos grandes, como um de 40 polegadas. Também não faltam smartphones e equipamentos que sintonizam e gravam programação de TV no computador.

Quarto

QUARTOS HIGH TECH @ CEBIT
Lilian Ferreira/UOL
Veja mais imagens dos quartos tech

TV de alta resolução, videogame, porta retratos digital, despertadores que simulam a luz solar e brinquedos high tech são itens que constarão nos quartos da próxima década de acordo com a Cebit.

Seja para adultos, crianças ou adolescentes, o quarto futurista terá cada vez mais a presença de equipamentos destinados ao entretenimento. Pelo visto, vai ser difícil conseguir acordar cedo ou fazer com que um jovem vá para a escola sem cara amarrada com tantos atrativos no cômodo.

Banheiro

BANHEIROS @ CEBIT
Crédito
Veja mais imagens do banheiro tech

Sabe o seu banheiro de casa? Então, prepare-se para achá-lo mais antiquado do que nunca. Após ver os banheiros simulados na Cebit tudo que você vai querer é dar adeus à velha imagem de banheiro com pia, chuveiro, vaso sanitário e só. No futuro, de acordo com as simulações feitas na Cebit, o cômodo ficará cada vez mais digital e conectado à Web.

Entre os itens previstos para estar no toalete dos próximos anos estão TVs LCD wireless e à prova d’água (isso mesmo, você pode levar a TV para debaixo do chuveiro), sistemas de áudio sem fios e conexões á Internet pela rede elétrica.

Fonte: http://forum.tecnologia.blog.uol.com.br