Via Deficiente Ciente
Veja imagens de ambientes inclusivos como o da cozinha da deputada Célia Leão, o escritório da deputada Mara Gabrilli e outros, idealizados por alguns designers.
Banheiro adaptado
Banheiro do Casal  – Designer: Robson Gonzales
O local foi idealizado para ter dupla função – por se tratar do único banheiro da casa, ele faz as vezes de lavabo social. O projeto atende aos princípios da acessibilidade universal, tomando por partido a clara definição das funções idealizadas para o ambiente. A bancada, a bacia e a ducha foram alocadas nos extremos para conseguir uma área de circulação/manobras generosa. O emprego de materiais antiderrapantes foi utilizado tanto no piso quanto no revestimento de meia parede. O lavatório possui sistema de regulagem de altura automatizado, facilitando seu ajuste para maior conforto do usuário. O contraste entre o piso da área (em mármore branco espírito santo), a tabeira e as paredes, facilita a localização e o deslocamento das pessoas com baixa visão. A área para o banho foi revestida totalmente com granito cinza flameado, e dispõe de sistema de acionamento de água monocomando, no qual pode-se optar pela saída de água pela duchinha ou pelo chuveiro. A iluminação, por arandelas, evita o ofuscamento e facilita a manutenção, numa eventual troca de lâmpadas. O sistema de barras removíveis permite que o banheiro seja adaptado rapidamente, com a vantagem de possuir várias alternativas de regulagem, adequando-se totalmente ao usuário.
Banheiro adaptado
Banheiro do Casal –  Designer: Robson Gonzales
1. Lavatório suspenso com ajuste elétrico de altura; 2. Misturadores da torneira colocados na bancada, para facilitar o alcance e o manuseio. Comandos tipo alavanca; 3. Sifão flexível para evitar machucados em caso de batidas; 4. Espelho inclinado para facilitar a visualização pela pessoa em cadeira de rodas; 5. Comando elétrico tipo alavanca para controle de altura do lavatório; 6. Ralo longitudinal para escoamento da água, evitando desníveis entre os pisos; 7. Cantos inferiores do lavatório arredondados.
Banheiro adaptado
Banheiro do Casal – Robson Gonzales:
8. Sistema Profilo, garante o ajuste de altura e largura da barras de apoio; 9. Barras de apoio articuladas; 10. Alarme de segurança para ajudar em caso de queda; 11. Bacia sanitária com altura adequada (45,5 cm) sem caixa acoplada; 12. Piso antiderrapante em granito flameado, com diferença de cor, auxiliando o deficiente visual.
Banheiro Adaptado
Banheiro do Casal – Robson Gonzales: 10. Alarme de segurança para ajudar em caso de queda; 13. Banco para apoio ao banho; 14. Acionamento da ducha tipo monocomando; 15. Iluminação por arandelas, em altura que facilite a manutenção e substituição das lâmpadas; 16. Ducha manual com regulagem de altura.
Cozinha adaptada
Cozinha Gourmet da deputada Célia Leão – Designers: Marisa Garcia e Marli Assis
O ambiente desenvolvido pela dupla de designers de interiores dispõe de tecnologia para atender os mais variados chefs, com pia e bancada suspensas que permitem o acesso de uma cadeirante, como a homenageada que dá nome ao espaço.
cozinha adaptada
Cozinha Gourmet da deputada Célia Leão – Designers: Marisa Garcia e Marli Assis
Cozinha Gourmet da deputada Célia Leão - Designers: Marisa Garcia e Marli Assis
Cozinha Gourmet da deputada Célia Leão – Designers: Marisa Garcia e Marli Assis
Escritório da deputada Mara Gabrilli
Escritório da deputada Mara Gabrilli – Designers: Solange Marchezini e Cíntia Ema Padovan
Além de garantir acessibilidade para atender as necessidades da vereadora, que é tetraplégica, o espaço criado pelas designers de interiores ganhou mesa especial articulada para notebook, além de uma poltrona que funciona com comando de voz.
Escritório da deputada Mara Gabrilli
Escritório do empresário Ronald Carvalho
Escritório do empresário Ronald Carvalho – Designer: Leandro Giordano
O ambiente foi criado para atender as necessidades do empresário da noite de Brasília, que é cadeirante. O espaço dispõe de uma ampla área de circulação para facilitar a vida do homenageado. Outro diferencial do projeto fica a cargo da mesa E3, estação ergonômica criada para facilitar a utilização do computador, principalmente no caso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Escritório do empresário Ronald Carvalho
Escritório do empresário Ronald Carvalho
Família Room
Family-room – Designer: Sueli Adorni
A sala íntima da família ganhou iluminação mais intensa para pessoas com baixa visão e odorização diferenciada, que ajuda a identificar o ambiente, que foi projetado por meio do conceito de desenho universal e de acordo às normas de acessibilidade brasileiras, com o objetivo de atender a toda e qualquer necessidade específica com conforto.
home theater
Home Theater – Designer: Marcos Jordão
O ambiente conta com piso anti-derrapante, que traz estabilidade e segurança para pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e crianças. A altura do móvel abaixo da TV (mínimo de 35 cm do chão) facilita o acesso aos equipamentos. A ausência de portas nos móveis dá praticidade ao cadeirante, que fica em uma situação “de briga” com peças que possuem portas: ou ele abre a porta, ou ele se aproxima do móvel. A automação por voz de áudio, vídeo e iluminação, depois de programado, facilita a vida de tetraplégicos e pessoas de idade que não conseguem lidar com aquela infinidade de controles remotos. O piso foi rebaixado para encaixar o tapete, evitando assim tropeços na borda ou o enrolar das pontas no momento de passagem. A ausência de um dos braços no sofá facilita a passagem do cadeirante para o móvel.